sexta-feira, 30 de março de 2007

Transtorno Obsessivo Compulsivo - TOC

Entro em casa e dou de cara com a mesinha de centro. Nela, há três livros queridos meus: uma agenda com notas da vida, letras, e reprodução de anotações de próprio punho de Vinicius de Moraes; um livro de poemas do mesmo Vinicius; e outra agenda, naqueles mesmos moldes, só que do Chico Buarque de Holanda.

Acontece que a menina que trabalhava aqui até o meio do ano passado limpava a mesa e arrumava os livros do jeito que ela queria. Eu chegava em casa, dava de cara com aquilo, e nem sequer tirava os sapatos, a bolsa, processos ainda na mão, eu ía direto lá, me abaixava, e arrumava do meu jeito. Eu nunca pedi que colocasse do meu jeito, mas também nunca deixei do jeito dela.
nota: ela não foi embora por conta disso, ok? rs*


Agora é a N.
Desde agosto.
Na primeira semana minha mãe disse pra ela:
- Olha, está vendo esses livros? Pois quando ela chega em casa, a primeira coisa que faz é arrumá-los desse jeito aqui, ó. - e mostrou.
Você acha que adiantou??

A propósito, você percebeu a diferença já na primeira seqüência de fotos ou foi preciso olhar a foto com zoom? Por favor, admita que foi só na segunda seqüência. Pelo bem das empregadas domésticas!

Cheguei a pensar que elas fazem isso pra me tirar do sério, ou que há algum psiquiatra fazendo alguma experimentação comigo sem que eu saiba. Cheguei a pensar que o cérebro delas não registra esse tipo de detalhe. Seria isso?? Foi a possibilidade mais forte. Mas eu concluí que elas me testam, mesmo. Só pode ser um teste. Um plano. Alguma tramóia, como diria o tio I. Devem ter feito até aposta. E to-dos-os-di-as eu preciso reorganizar meus livros - disposição e simetria.

Minha mãe já me disse e eu aceitei: é exigir demais delas. Concordei, e nem ouso pedir que N. faça do meu jeito. Minha mamãezinha já fez isso, no começo, lembra? Veio aqui só pra isso, imagine... E eu acho mesmo que ela, a N., não vai entender nada; não vai ver diferença. Não viu antes, vai ver agora??
E é aí que eu concluo que o problema não está nas meninas que trabalham aqui...
Isso é TOC. Só pode ser!!


"TOC é um transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos obsessivos. Estes pensamentos são idéias persistentes, impulsos ou imagens que ocorrem de forma invasiva na mente da pessoa, gerando muita ansiedade e angústia.

A pessoa portadora de TOC tenta ignorá-los ou eliminá-los através de ações que são intencionais e repetitivas. Geralmente reconhece que seu comportamento é excessivo ou que não há muita razão para fazê-lo.

As obsessões ou compulsões acarretam grande estresse, consomem tempo (mais de uma hora por dia) ou interferem bastante na rotina normal, no trabalho ou nas atividades sociais e relacionamentos interpessoais. "


Vamos!, comecem a me dar razões para eu acreditar que estou errada. Não é TOC. Não-é-toc!!!!
Afinal, não é exatamente uma ansiedade, nem a angústia de ver Chico e Vina olhando para a parede em vez de estarem olhando para quem está no sofá é assim tão imensa - ela dura 40 segundos: o tempo entre abrir a porta e me dirigir à mesinha; eu não tento ignorar essa minha necessidade de manter simetria e disposição correta. Não é excessivo. Eu acho bem normal querer a decoração da sua casa do seu jeito. Não fico estressada (ou fico?? acho que fico, naqueles 40 segundos...), mas em compensação, isso nunca tomou mais que 40 segundos do meu dia, que tem 24 horas! Isso também não interfere nos meus relacionamentos, não afeta minha rotina, meu trabalho, minhas atividades sociais (mas se vier visita eu sempre dou uma conferida pra ver se os olhos do Chico estarão voltados pro sofá, é verdade...).

Afinal, é ou não é?
Deixe-me ir ali conferir (os livros).

39 comentários:

Anônimo disse...

Huuumm. Será que também sou um toc e não me tinha dado conta? rs*
Bjos

Luís F disse...

Suzi, adorei conhecer esta tua obsessão… acho que todos temos pequenas taras e esta parece-me inofensiva…

Bom Fim-de-Semana e esquece os livros por momentos... ehehehe

Bjs.

Suzi disse...

Será, Miguel, será?? rs*
Bj!

Suzi disse...

É, também acho que não ofende ninguém. E me dá um certo conforto visual. rs*

Beijos e bom fim-de-semana pra ti também! Com muitas estripulias (já esqueci como é mesmo a outra palavra... LOL)

Custódia C. disse...

E se fizesses um teste? Um dia deixas do jeito delas, pode ser que quando voltares esteja do teu jeito :):):)

Luís F disse...

Suzi!!!

Vou ter de fazer tropelias contigo :) ou seja, brincadeiras, travessuras, partidas...

Bjs.

JEANS E CAMISETA disse...

Estava lendo e só lembrava do seriado MONK. rsrsrsr
Gostei da sugestão da Custódia :)))

JEANS E CAMISETA disse...

Ah! Novidade pra vc: Não conheço o Rio, mas existe uma possibilidade grande de eu ir aí em maio. Isso não é maravilhoso? :)

Anônimo disse...

Por essas e outras que amo morar sozinho, embora hoje eu não esteja morando sozinho...
Quando eu estava em minha casa, colocava uma agulha sobre a mesa, ia trabalhar e quando voltava a agulha estava no mesmo exato lugar.
Odeio que baguncem minhas coisas, e isso vale também para meu coração.

Beijos, menininha.

Suzi disse...

Custódia,
posso fazer um teste no meio do teste que elas me fazem; será que com isso derrubo as teorias do Psiquiatra que me observa??

Quem sabe elas foram treinadas apenas para me contrariar; e se eu adotar a tua sugestão, dou uma volta nelas! E de quebra ainda derrubo o Psiquiatra!
hohohoho!!!

Suzi disse...

hehehehe!!!
Sim, Luís F., "tropelias"! Essa é a palavra. Eu cismo com trepolias.
kkkkkkkkkkkkk

Então, vamos lá? Quem começa??
:o))

Suzi disse...

Cris, vi poucos episódios de Monk, mas tem lance de TOC, também, não é? rsrsrsrsrsrs

E quanto à visita ao Rio em mario!! Uêbaaaaa!!!
estarei de férias, em maio. Olha que legal!!
Venha! Marcamos uma praia, um almoço, um cinema, encontro com outros blogueiros daqui. Você vai amar!

;o)

Vendetta disse...

Oi Suzi!

que toc é essa???

E pega é???

;-)

beijinho saudoso

Suzi disse...

"Odeio que baguncem minhas coisas, e isso vale também para meu coração."

Ai, Marcelo, que isso tocou o meu coração, sabia?

Fique bem. E quer saber? Apague aquelas coisas de lá, querido, se é que você me entende.
Aquele espaço é seu e deve receber quem lhe quer bem.
Bj!

Suzi disse...

Vendetta, na verdade, como já disse o Luís F., cada um tem os seus...
:o))

Gioconda disse...

São bem diferentes.
Talvez elas pensem que não faz diferença...e teoricamente não deveria fazer mesmo né...rsrsrsrs
mas mania é mania e se vc gosta assim, ela stem que respeitar.
Mas isso não é TOC não, relaxa! Conheço gente que tem TOC e é muito mais sério e estressante. Isto aí dos livros é o mesmo que não pisar na faixa preta quando a gente anda na rua, etc...todo mundo tem!
bjs

Lis. disse...

A verdade é que se uma empregada doméstica fosse provida de inteligência estaria trabalhando em sua própria casa. Foi dicifil ler esse texto porque tenho trauma. Espero que isso não aconteça contigo. Boa sorte amiga!!!

ps. O bom é ter paciência de Jó e saco de Papai Noel. rsrs

Suzi disse...

Ah, ki-colado, discordo de você...

Não acho que isso seja sinal de falta de inteligência. Talvez falta de oportunidades melhores, como as que nós, talvez, tenhamos tido. Talvez necessidade. Talvez dom. Talvez opção, mesmo. Se cada uma cuidasse apenas de sua própria casa, quem cuidaria da minha??? Eu???

N., por exemplo, estuda e quer fazer faculdade. Trabalha aqui e cuida de uma senhora idosa, em outra casa. É muito querida, de total confiança, faz receitas maravilhosas, tem ótimas sacações, e já disse que mesmo quando acabar a faculdade quer continuar comigo, "cuidando dos meus filhos" (bem, isso de filhos é outro papo!!). rs*

Acho que as pessoas são diferentes. E o que é importante para mim pode não ser para o outro. Um detalhe pode fazer toda a diferença. Ou não.

E tomara que eu não fique com esse trauma aí, que você falou. Já bastam a disposição e a simetria, no meu pé.
rs*

Beijocas!

Suzi disse...

Gio,
pois é... é mania, né? Então, nem quero ocupar as meninas com isso. deveria me despreocupar também, né? Mas NÃO CONSIGOOOOO!!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

"Melhor é impossível", com o Jack Nicholson, é ótimo sobre TOC, não?

Nessita! disse...

consegui ver a diferença nos livros sem precisar das fotos ampliadas hehehehe

e acho que essa tua obstinação em manter os livros convidativos àqueles que sentam no sofá não é TOC, é só uma mania mesmo... Não precisa ficar procurando psiquiatra hehehehehe

empregadas são assim mesmo: sempre que a moça que faz a faxina na minha casa vem, eu acabo não encontrando nada. De chegar a ponto de ligar para ela e perguntar: "Sandra, onde é que está...?" hehehehehe

faz parte delas mesmo. Mas sem elas não dá para viver! :)

bjs

Jade disse...

Eu tinha uma faxineira também que eu não sei porque sempre tirava minhas coisas do lugar e botava em outro (reparou que eu falei minhas coisas?
Pequenas compulsões não seriam suficientes prá um diagnóstico de TOC, mas são compulsões, hábitos, manias sei lá... eu já fui pior, meu estilo era: "se eu não cumprir esse ritual alguma coisa horrível vai acontecer". Hoje arrumo os tapetes e gosto que tudo fique do jeito e lugar que eu me sinto confortável... liga não, todo mundo tem seu momento maluquinho!!
Beijos!!

Taia disse...

POde falar a verdade, no sábado a primeira coisa que vc fez depois que eu e Marcelo saímos foi arrumar a messa não foi?
hahahaha, tenho certeza!!!!!
Eu tenho manias também. A maneira de colocar as toalhas do banheiro, a mesinha da sala e até o pregador na corda. sério!
Mas toc, não, toc tira agente do sério, não fazemos nada por causa dele.
Muito mais complicado.
Amei sua solidariedade, hehe, mas vá virar a laje por nós dias Tri, tá liberada ;oP
Beijo, amutu!

Suzi disse...

Nessita vocês estão quase me convencendo. Não de que eu "sou normal", porque, de perto, ninguém é, já dizia Caetano, mas de que é normal ser "meio maníaco" rsrsrsrsrs*

Suzi disse...

Tudo bem, J@de,
digamos assim: eu tenho OC, mas não chega a ser um T.

kkkkkkkkkkk

Suzi disse...

Ahahahahaha!!!
Não, Taia. Depois, não. Mas antes, sim.
Depois, foi o prazer de ver o Taio pegando os livros pra ler, dando uma folheada.

Agora, na minha cabeça, ele só fez isso porque os livros estavam dispostos corretamente. O Chico e o Vina estavam olhando pra vocês, no sofá, entende?
Se estivesse do jeito das meninas, o Taio e você nem nem. Tenho certeza!!
rs*

Beijos,
da doida.

Anônimo disse...

Mais uma coisinha...

Eu acho um barato que responda seus comentários.
Linda essa sua atenção.
Esse é mais um dos motivos de eu voltar sempre aqui.
E pretendo continuar voltando.
Pode deixar que eu lavo a louça que eu sujar e varro o chão, ok?

Marcelo Cachorro disse...

Oi, o que me chamou muito atenção no livro do Chico, foi em uma de suas páginas ter uma reportagem sobre o jogo do nosso flamengo e do atletico mimeiro em 1980,na qual um dos jogadores que participou da preliminar foi o Mané Garrincha. Vc agora pode ter certeza que eu não estava apenas folheando o livro, mas lendo tb. Rsrsrsrssrs. Por falar nisso , esse jogo foi a preliminar do primeiro título BRASILEIRO do nosso FLAMENGO, 3 a 2 gols de ZICO E NUNES. Bjs.
Rsrsrsrsrs

Suzi disse...

Marcelo, menino! Você acertou na mosca. Eu odeio lavar louça.
A N. cuida disso pra mim com o maior amor do mundo, durante a semana...

Então, chegue à hora em que quiser, abra a geladeira, use os copo, pratos e talheres à vontade, mesmo nos finais de semana, já que vai lavar mesmo antes de ir embora.
hohohoho!!!

Beijo.

Suzi disse...

Marcelo, o Cachorro,
devo dizer que fiquei feliz, feliz, agora. Visitinha à casa da Suzi também é cultura, percebe??
E olha que o Chico é tricolor. Mesmo assim, lá está o Mengão.
;o)

Anônimo disse...

Não leve à mal não Suzi mas dá para ver sim a diferença entre as fotos "de cara"...
Ou seja... Provavelmente vc esteja certa em ambos os casos... vc é sim uma pessoa com "TOC" rsrsr(desculpe, não dá para evitar o seu bom humor, tenho que contribuir com isso!!), E provavelmente há um complô intergalático das "secretárias do lar" para te irritar... Nem que seja apenas por 40 segundos!!
Um abraço!!

** Marcos Montano...

Suzi disse...

Abraço pra você também, Marcos.
(ainda bem que TOC não é nada contagioso, ou você não quereria nem meu abraço. hohohoho!!!)

Ah! Eu acho que você já esteve por aqui, há algum tempo. Caso eu esteja errada, dou-lhe as boas-vindas. Algumas vezes o papo não é tão neurótico. Pode voltar.
:o))

Sandra Vicente disse...

Suzi,
Não é TOC.
Eu tenho outros diagnósticos:
- mania de quem mora sozinho (porque com marido e crianças em casa, os livros nunca ficam arrumados nem numa estante própria para isso, e você passa a dar graças a Deus quando eles estão apenas no cômodo errado)
- necessidade urgente de uma atualização do conceito de decoração com livros sobre a mesa de centro (eu não sou ligada em decoração, mas observando os sites abaixo e a casa da minha irmã, você poderia pensar em mudar a posição dos livros definitivamente e resolveria 2 coisas):
http://www.maximainteriores.xl.pt/0506/casas/400.shtml
http://www.tokstok.com.br/cgi-bin/WebObjects/TSVitrine.woa/3/wa/mostraVitrine?ps=1%2C50&wosid=rdGlK2zGuM1CyrLo4Ckgn0

kkkkkkkkkkkkkkkkk
Não leve tão a sério a baboseira que eu disse acima, mas estou muito feliz e quando estou assim fico dizendo besteiras.

Suzi disse...

kkkkkkkkkkkkkk

Cunhadinha, você é demais!!!
Seu diagnóstico é perfeito. Ao menos afasta o problema psiquiátrico. (isso porque eu não contei que conto passos, às vezes. ahahahahahaha!!!)

Já até visitei os sites; e sabe que resolvi adotar a boa idéia???
Vou até fotografar e te mandar, pra ver se vc aprova "a nova decoração". hohohoho!!!

Beijos!!!
(continuo na luta com o sitemeter, pra você)

Mônica disse...

kkkkkkkkkkkkkk...isso é coisa de quem mora sozinha!!!! que TOC que nada.....

Suzi disse...

Mas eu moro com a Nina, lembra? Aquele au-au que a Taia me deu no meu parabéns...

:o))

Anabela disse...

Ei, suzi!

Que história é essa da simetria e disposição no pé.

Será o pé da Daniella Ciccareli?
(deve estar mal escrito, o nome...)

Suzi disse...

kkkkkkkkkkk
modus dizendi, né, anabela! modus dizendi.

;o)

Bianca disse...

Muito bom seu blog, eu também fiz um que fala sobre toc , visita lá, beijos!!

Suzi disse...

Oi, Bianca! Seja bem-vinda por aqui!!
E aproveito pra desejar um FELIZ 2009!!!