quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Quebrando regras

Tanto pedi, que acabei ganhando dois exemplares do mesmo livro. Com dois "Tantas Palavras", de Chico Buarque, fui ao shopping trocar um deles. Trouxe Lya Luft e Martha Medeiros. Só crônicas. Amanhã é aniversário da Mumumu, e sábado, da Fadinha; voltinha pra escolher alguma coisa que fosse bem a cara delas. Achei. Entre uma coisa e outra, o relógio marca duas horas da tarde.

A gente quebra regras, sim, mas tem de agüentar as conseqüências, não é mesmo? Pois eu tenho uma regra: não como no McDonald's.

A realidade que se apresentava, no entanto, já não era nada boa; a pressão começava a cair, e eu queria chegar em casa a tempo de ver o penúltimo capítulo de "Chocolate com Pimenta". Preciso de alguma coisa salgada. Não quero parar, sentar, essas coisas. Em casa, comida fresquinha me esperando. Pensei: batata frita. Há tempo estou com uma tremenda vontade de comer batatas fritas. Chegou a hora. E onde? A melhor é a do MC Donald's (leia-se "emici donáldis"). Um dilema. Quebrar a regra? Bem... Já aprendi que não se deve ser radical. Então, me rendi ao desejo e à necessidade de sódio, e lá fui eu. Fila e tudo. Custava R$ 3,25. Dei uma nota de R$ 50,00 - era a que eu tinha (mais tarde descobri que tinha uma de vinte, mas era tarde).

A gente quebra regras, sim, mas isso traz conseqüências. Às vezes, castigo, mesmo.

Pois ele veio depressa: eu recebi 32 reais em notas de dez e de um, e todo o restante do troco em moedas de R$ 0,25. Elas brilhavam, reluziam, de tão novas. Mas eu, realmente, mesmo eu, que normalmente prefiro moedas às notas velhas e fedorentas, não acreditei no que estava vendo. A mocinha espalhando as 59 (isso mesmo! cinqüenta e nove) moedas de vinte e cinco centavos ali, no balcão. E perdia a conta, e voltava a contar... Enquanto isso, eu imaginava se conseguiria levar o peso daquele dinheiro na bolsa e se haveria onde carregar, porque minha carteira possui um porta-moedas e não um cofre... E a mocinha contava e recontava e contava de novo... O tempo passando, e na minha cabeça a palavrinha martelava: castigo, querida, castigo. Quem mandou? Batatinha do Tio Sam... Financiando a guerra do Iraque... Essas coisas. Até que, enfim, a menina achou que o troco estava correto. Ela. Porque eu não.

Sorrindo gentilmente, eu disse olhando nos seus negros olhos:
- Sabe que eu gosto muito de moedas? Até prefiro moedas, no lugar de notas. Mas, convenhamos... Como você acha que eu vou conseguir carregar esse dinheiro todo? - o dinheiro não cabia nas duas mãos da moça, para você ter uma idéia.

Não tão delicadamente, ela me respondeu:
- Só tenho assim.
- Veja se no outro caixa não há algumas notas, por favor.
- Fulana (sei lá qual era o nome da colega) troca cinco? - ela só se dispunha a trocar cinco reais, dos quase quinze, percebe?
Olhou pra mim, e fazendo um movimento com a boca, típico de quem está rindo por dentro, não disse nada. Apenas continuou me olhando.

Eu já havia comido umas três batatinhas, mas não tive dúvida:
- Então eu não quero mais, tá bom? - e devolvi o saquinho, estendendo a mão para receber de volta minha nota de cinqüenta.

Os olhos da menina pela primeira vez me levaram a sério. Ainda assustada, ela olhou para os lados e se dirigiu ao primeiro rapaz de camisa branca que passava. Gaguejando, ela perguntou:
- Você tem nota?

O rapaz, que devia ser o gerente, olhou abismado para as moedas, me olhou, olhou de novo, meio incrédulo, e colocou no balcão notas novinhas de dois reais. O suficiente para que eu conseguisse sair dali com a coluna esticada. Mas a mocinha, tadinha, ainda meio enrolada, contou quarenta e seis reais. Deu-me duas moedas de um e dois reais em moedas de vinte e cinco centavos.

- É isso? - eu perguntei.
- Sim. Quarenta e seis reais.
- Mas ainda falta...
Sem esboçar qualquer reação, pegou três moedas de R$ 0,25 e me entregou.

Um sorriso, de novo, e me dirigindo ao gerente apenas com os olhos, fiz com que ele entendesse que agora eu só queria as moedas inevitáveis. Não sei se fui muito enfática - eu sei mesmo ser enfática, só com os olhos - ou se ele era mesmo bem esperto, mas sei que percebeu e compreendeu exatamente qual era a idéia.

Saí de lá com R$ 46,00 em notas, com apenas três moedas, e com quinze minutos a menos do meu dia, numa operação que deveria durar menos de dois minutos, já que a porção de batatas já estava pronta, antes de eu chegar.
Continuo gostando mais de moedas que de notas velhas e fedidas. Mas tudo tem limite!


Moral da história?
Você pode até quebrar uma regra; mas tenha tempo para contar em quantos pedaços ela se partiu.

20 comentários:

Anônimo disse...

primeiramente vamos inverter a ordem dos aniversários: Mumumu faz anos primeiro que a Fadinha...hohoho...ficou tão tonta com as moedinhas e batatinhas q trocou as bolas...rs

segundo: as batatinhas do Mc Ronald são o que há....vivo comendo..rs...

terceiro: pode ser até q as batatinhas do palhaço financiem a Guerra do Iraque e tals, mas pra mim, financiam o salário do Boi...hohoho..e isso muuuuuuuuuuito me interessa enqto AQUELA CAUSA não sai da pilha dos processo esquecidos pelo TRT...

quarto: paciência com a mocinha do caixa..ganha muuuuuuuuito pouco por hora e geralmente são seres limitados de massa cefálica...mas da próxima vez faça chover moedinhas em cima do gerente...esse ganha muuuuuuito bem....

quinto: vou ganhar presente??????????UHUUUUUUUUUUUU! OBAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA! VIVAAAAAAAAAAAAAAAA!

sexto: beijos sabor batatinha caseira procê

agá w disse...

Lembra aquela historinha de somar os tempos? Se somar o tempo no MC mais o tempo de escrever este post e mais o tempo que eu levei para ler... bem, a eternidade é mais breve. Beijinho.

Anônimo disse...

sétimo: vc anda tão infantil em sesu posts...quantos anos vc tem mesmo???????????????????
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

isso foi THE BEST!

agá w disse...

E por falar em tempo, a Mônica me ganhou nos milésimos de segundos...

Anônimo disse...

Agá, praticamente comentamos ao mesmo tempo... decidido no fotochart....rs

Anônimo disse...

Será que tu, Suzi, com a tua aversão ao McDonalds não entraste já predisposta a que algo corresse mal? Esta é a pergunta que não quer calar (rs). De resto, uma boa estória. Como sempre, aliás. Bjos

Taia disse...

hahahahaha
Eu rindo de você, de Moniquete e de Agá!
O Post foi ótimo, não a saia justa.
Troque as datas porque eu sou 27 e mumumu 26, ok?!
Coitada da menina do caixa, foi se meter com quem, tudo bem que ela ganhe pouco e tal, mas poxa, 59 moedas é muita sacanagem.
Eu não penso em guerra do iraque e coisas deste tipo. será que estou errada? sei lá...amo um big mac, mas estou sem poder comer .
emici donáldi, é assim que falam em Porto Seguro, hahaha, eu sei! hahahaha
Eu quero presentinho, eu quero presentinho, eba!!!!!!!
Da próxima vez que entrar no mc donald's pensa que tá dando dindim para o boi da mumumu quer vc entra mais feliz e nada disso acontece.
Tá vendo como pensamento atrai? Isso é sério...
Beijão Tri, a boneca dos posts infantis, hahahahaha

Anônimo disse...

Boa, Taiaaaaaaaaaaaaaaaaaa! isso aí!!! Lembre-se do BOI da Mumumu....


* pelo nível dos comentários, vão dizer que somos TODOS uma cambada de infantis....kkkkkkkkkkkkk..aí é só entoar o famoso mantra que tá tudo resolvido!

Suzi disse...

kkkkkkkkkkkkkkk
escrevi isso aqui e fui pra rua de novo - já tinha perdido a novelinha, mesmo...
fui fazer as unhas pra estar mumumuito munitinha na festinha da vaquinha e da fadinha.
(nossa... que coisa infantil, esse tanto de inha-inha-inha!)

aí, chego de volta e encontro essa bagunça adorável por aqui.
então, vamos lá:

moniquete,
vou arrumar as datas; essa coisa de festinha no mesmo dia dá nisso; confunde minha cabeça pueril;
as batatinhas são mesmo maravilhosas; prometo que da próxima vez que eu quebrar essa minha regra vou pensar no boi que alimenta a vaca que anda no pasto mais verdinho do mundo (verdinho de grama; não de dólar); eu tive paciência com a mocinha e fui gentil; até comentei que gosto mesmo de moedas - diferentemente da maioria dos brasileiros - mas que ela deu um risinho sinistro, isso deu; mas, vamos combinar, como disse a taia... 59 moedas de R$ 0,25 é de matar!; seu presente é tão a sua cara... e acho que vai ser muito útil, em muitos momentos. ahahahahahaha!!!!

agá...
ainda estou bege! você por aqui???
castigo bom, né? um post enooooooooorrrrrrrme pra ler.
quanto ao somatório, a eternidade pode ser mais breve, mas a quantidade de moedas que eu ía trazer pra casa... nossa! supera em muito!

agá e mônica que sintonia, hein??? e eu, tão criança, unindo essas duas mentes! que privilégio!!!
;o)

Miguelito,
acho que atraí, mesmo; o sentimento de culpa era tão grande, que "o castigo veio a cavalo" e cheio de moedas na bagagem!

Taia,
pode deixar; vou corrigir.
59 moedas... ainda bem que você me entende! é muita covardia, né?
e já viu o tamanho e o peso da moeda de 25 centavos???? pois é...
do "emici donáldi" eu gosto mesmo é batatinha e do "chicken"; mas, na boa? acho que parei com os caras há uns 5 anos ou mais. não sou radical; tanto que hoje fui lá; mas paguei um preço alto!! hehehehehehe!!!

"Mumumu, a infantil mor"
hohohoohohoho!!!!

Anônimo disse...

hehehe, adorei,estou me sentindo no jardim de infância, amo muito tudo isso, inclusive as comidinhas do Mac Donald's, hummmm
até amanhã bunita
beijosssssssssss

Suzi disse...

é, marcinha,
nossos textos são tão infantis...
:o))

Taia disse...

Amo vocês, hihihi

marta r disse...

Ò Suzi, mas os "trocos" dão imenso jeito... devias ter visto o lado positivo da coisa!

(o serviço do MacDonalds também aqui em Portugal deixa um pouco a desejar...)

Vendetta disse...

hahahahaa

McD é um saco mesmo.
e engorda!


adorei essa história!

beijo1

Suzi disse...

Verdade, Martinha,
tinha o lado positivo da coisa... qual era mesmo, hein???
kkkkkkkkkkkkk

Beijocas!
;o)

Suzi disse...

Vendetta, só uma correção: McDonald's não engorda...
.
.
.
.
.
(quem engorda é você!)
hohohohohoho

Uso essa teoria sempre que alguém acusa o pobre do chocolate:
- "Eu não como chocolate porque chocolate engorda".
- Chocolate não engorda, doce não engorda, batata frita não engorda... quem engorda é você!

:o))

Suzi disse...

"Arrente também te amamos", Taia!
;o)

Custódia C. disse...

Hilariante Suzi :):):) só agora entendi o teu comentário no meu post das insónias !
De resto entrar no Mac também só em desespero de causa !!!

Suzi disse...

Pois é, Ccc.
Ouço moedas tilintando até hoje!!!
rsrsrsrsrs*

André B. disse...

Pior do que o pouco jogo-de-cintura dos atendentes e a falta de educação de boa parte dos funcionários do MC, o que mais me irrita é a empáfia da Mega-Rede de fast foods com os clientes.

Fazem do jeito deles, e danem-se os fregueses. E, na maior parte das vezes, esse desrespeito é mostrado através das pequenas coisas: migalhas de paçocas, castanhas e moedas.

Acho que o melhor a fazer é o bom e velho boicote mesmo.