terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Provocando movimento

Quando você tem uma idéia na cabeça, ou desiste dela ou ela vai lhe perturbar, azucrinar o juízo, até tomar forma e passar de idéia a realização. Sua idéia pode ficar como um sonho, ou não. Pode limitar-se a um suspiro de desejo, ou expandir-se e tornar-se um instrumento de transformação de tudo ou de parte do que hoje está a sua frente.
É a diferença entre sonho e utopia. O sonho é apenas o exercício da imaginação, ou a idealização dos desejos mais secretos, seu inconsciente. Vontades, apenas. A utopia é o sonho que eu quero realizar. A utopia não são os sonhos irrealizáveis. A utopia é exatamente onde eu quero chegar.

Thomas Moore (ou Morus) deu o nome de "Utopia" a uma espécie de romance filosófico onde contava-nos de uma ilha desconhecida e falava das condições de vida naquele lugar. A ilha se chamava UTOPIA. Lá não havia propriedade privada nem intolerância religiosa, que haviam sido abolidas. A partir daí parece que se começou a utilizar o termo "utopia" para qualquer tentativa parecida, para qualquer idealismo político, religioso, social, que fosse muito, muito difícil de alcançar, impossível de se conseguir, inatingível.

Tive um Mestre de Direito Político e tenho saudades dele e de suas aulas, na faculdade. Chorei, quando soube, passados uns dois ou três anos de formada, que havia morrido... Ele era enfático. Emotivo. Emocionante. E quando começava a falar sobre "utopia"... nossa!! Com ele aprendi as lições de João Baptista Herkenhoff, para quem a utopia "é a representação daquilo que não existe ainda, mas que poderá existir se o homem lutar para sua concretização." Aprendi que a utopia é "a consciência antecipadora do amanhã". Ainda tenho cadernos, anotações, e lembranças.


Simples aspirações podem não passar do campo dos sonhos e se tornar um mero escape da realidade. Porém, quando tomam força, assumem corpo e consistência, podem se converter em instrumento de transformação da realidade. A "Utopia", eu aprendi e nunca esqueci, é antes de tudo uma forma de ação, porque provoca o movimento da pessoa.

Quando eu tenho uma idéia na cabeça, ou ela vira um sonho e eu me afasto dela mais cedo ou mais tarde, ou ela me perturba, azucrina meu juízo, até tomar forma e passar de idéia a realização. É quando ela se chama "Utopia". Porque provoca o meu movimento para alcançar aquilo que eu quero.

20 comentários:

Gioconda disse...

depois eu venho com calma...te ligeui, preciso de sua ajuda!!!
beijocas

Anônimo disse...

Que bom quando temos motivos para recordar os nossos professores com saudade. Também recordo alguns, que se distinguiram do habitual cinzentismo (e desadequação, sobretudo isso) que reina nas nossas universidades. Curioso que a maioria das pessoas toma a utopia por algo de irrealizável. Bjos!

rps disse...

Pois... Cá eu sou um céptico. E um pessimista antropológico.

Anônimo disse...

ah, boneca, como é bom ler pessoas inteligentes e perspicazes...não, isso não é uma piada!

beijo enorme

Suzi disse...

acho que conseguimos bolar o plano, não é mesmo, gioconda???
rsrsrsrsrs*

beijocas!!!

Suzi disse...

Os professores, Miguel, são em muito responsáveis por amarmos ou odiarmos aquilo que estudamos.

Até o dicionário traduz utopia, por extensão, como um "projeto irrealizável; quimera; fantasia". (Aurélio)

Suzi disse...

rps, "pessimista antropológico" mas com um excelente humor! hohohoho!!
;o)

Suzi disse...

(risos)
moniquete, moniquete, você é a perspicácia vestida de gente, mulher!

dia 26 vamos brindar isso! combinado?
;o)

JEANS E CAMISETA disse...

Sempre visito seu blog e gosto mt pq me identifico com sua forma de ver algumas coisas, e hoje li aqui exatamente o q eu PRECISAVA ler e por isso quero deixar registrado o meu mt obrigada. Ah! Gostaria da sua permissão tb pra publicar no meu blog parte desse texto (claro, com os devidos créditos). Aguardo sua resposta. Com carinho, Cris.

marta r disse...

Vou substituir os meus sonhos todos por utopias...

(Que belo texto, Suzi!)

Simone disse...

eu semore quis substituir sonhos por algo que eu pudesse alcançar, nem que me custasse as asas imaginárias que eu tenho. achei o nome pra isso aqui nesse belíssimo texto :UTOPIA

parabéns
beijos

Suzi disse...

Cris,
antes de tudo, seja bem-vinda!!
Bom saber que você gosta do que lê aqui. Melhor ainda saber que este texto, que foi fluindo, fluindo, fluindo, num fim de tarde, assim despretensioso, era exatamente o que você precisava ler. Saber que alcancei seu coração dá uma espécie de alegria, também, sabia?

A "permissão" está concedida! ;o)
E o convite para que volte sempre, fica feito.
Um beijo e um bom dia!
:o)

Suzi disse...

Martinha,
a idéia é exatamente essa!
Substitua e, depois, mãos à obra!!
;o)

Suzi disse...

Oi, Morg! A você, também, as minhas boas-vindas.
É claro que é muito mais confortável apenas sonhar. O desgaste é menor. Mas a satisfação também. Precisamos ter as nossas utopias.
Um beijo e volte por aqui sempre que quiser!
;o)

Custódia C. disse...

Suzi Querida, que inspiração!
Está lindo e muito pertinente o teu texto.
Eu também acredito que há utopias que podem tornar-se realidade.

Suzi disse...

Oi, Ccc!
E muitas vezes, quer saber?, SÓ DEPENDEM DE NÓS.
;o)

Gioconda disse...

É Suzi...eu tenho pensado bastante nisso...desta movimentação, de tornar o que sonhamos em algo realizável. E aquilo tudo que nos impede de seguri adiante, tantas vezes meros detalhes ou simplesmente o medo de avançar. O medo de avançar , acho eu, é ainda o grande problema para os mortais...:)
bjs

Danny disse...

A idéia que eu tinha de Utopia era algo inalcançável. Mas sempre estou em busca dos meus sonhos. Obrigada pelo texto! Bjs.

http://dannyveras.zip.net

Suzi disse...

Gio, a gente não devia ter medo de certas coisas, né?

Suzi disse...

Dany, no dia-a-dia, a gente termina falando em sonhos e dá um significado de inatingível à utopia.
Poeticamente, a gente vai continuar falando em sonhos. Mas o sentido de utopia tem de estar bem claro na nossa cabecinha!
;o)

Seja bem-vinda por aqui, viu?
Volte amanhã, e depois de amanhã e depois e depois. Sempre que quiser.
Boa tarde/noite!