sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

Gente Humilde

Chico Buarque se tornou parceiro de Vinicius de Moraes por insistência do poeta. Acabo de ler no livro. 1969 - Vini estava pondo letra em "Gente Humilde", o chorinho composto em 1952 por Aníbal Augusto Sardinha, que conhecemos como "Garoto".

"Faz dois versos", pediu Vinicius; "vamos virar parceirinhos".
E então, foi uma espécie de presente de compadre para Chico, num ano de exílio em Roma. Ele escreveu: "Pela varanda / flores tristes e baldias / como a alegria / que não tem onde encostar." Conta Humberto Werneck que Chico, em seguida, confessou que nem sabia o que tinha querido dizer com os versos. Mas Vinicius o incentivou. Vinicius entendia das coisas...

Eu choro todas as vezes que ouço essa música. Talvez Chico não soubesse o que queria dizer com seus versos. Mas quem os ouve, compreende. Essa música me parte o coração.
É...
"Que vontade de chorar!"

Tem certos dias
Em que eu penso em minha gente
E sinto assim
Todo o meu peito se apertar
Porque parece
Que acontece de repente
Como um desejo de eu viver
Sem me notar
Igual a como
Quando eu passo no subúrbio
Eu muito bem
Vindo de trem de algum lugar
E aí me dá
Como uma inveja dessa gente
Que vai em frente
Sem nem ter com quem contar

São casas simples
Com cadeiras na calçada
E na fachada
Escrito em cima que é um lar
Pela varanda
Flores tristes e baldias
Como a alegria
Que não tem onde encostar
E aí me dá uma tristeza
No meu peito
Feito um despeito
De eu não ter como lutar
E eu que não creio
Peço a Deus por minha gente
É gente humilde
Que vontade de chorar

13 comentários:

Luis disse...

Vinicius....Mais palavras para quê?
Bj

Suzi disse...

Pois é, Lad... Vinicius.
;o)

Anônimo disse...

meu pai cantava essa música... melhor nem tecer maiores comentários

beijos, boneca

Custódia C. disse...

É uma emoção do princípio até ao fim ....

Anônimo disse...

E Chico Buarque continua a surpreender até hoje. Confesso que demorei a aderir ao Chico romancista, mas o seu último livro, "Budapeste", deixou-me absolutamente convencido. O homem não sabe "apenas" escrever música e cantá-la. Sabe também escrever prosa com muita intuição e engenho.

P.S. (Suzi, o Beta é como o tempo, tem dias e momentos... Haja paciência!)

Suzi disse...

Nossa, Moniquinha! É de partir o coração, então, por variadas razões, pra você...

Suzi disse...

E a melodia é lindíssima, Ccc.
Triste, sabe? Muito linda!

Suzi disse...

Miguel, o cara consegue ser bom em tudo o que faz! É mesmo incrível.
E ainda tem aqueles olhos misturados àquele sorriso.

Suzi disse...

(Ah, estou sendo compreensiva, paciente e perseverante com o Beta. Afinal, seu blog vale a pena!! No do Araj eu nem consigo mais entrar...)

Sandra Vicente disse...

Essa aí é como a "Smile" pra mim. Choro muito mesmo. Tenho que me esconder e ouvir sozinha para não dar vexame.

Suzi disse...

Sandra, eu choro "opiosamente", também. Não sei, me dá uma tristeza mesmo, no meu peito, menina!
Se é como "Smile", pra você, imagino que também chore rios!

Suellen disse...

Olá Suzi ...
Gostaria de saber o que essa
música quer dizer??
Se puder responder..
Obrigada!!!

Suzi disse...

Como assim, Suellen??