domingo, 31 de dezembro de 2006

"Adeus, Ano Velho! Feliz Ano Novo!!"


Amanhece o último dia do ano.
As horas passam... Um pouco mais e cai a tarde.
Quando a noite chegar, trará consigo os primeiros minutos de um novo dia. Vai começar o novo ano.

Há algum tempo aprendi que há dois desejos indispensáveis. Duas grandes bênçãos, nesta vida. E se eu pudesse oferecer a você apenas duas coisas, sem levar em conta a dificuldade, ou o custo, mesmo que fossem as mais caras do mundo... se me fosse dada a chance de lhe ofertar dois presentes, eu lhe daria SAÚDE e SABEDORIA.

Não estou falando dessa saúde de corpo sarado, saúde de só não estar doente; estou falando de SAÚDE - aquele estado de perfeito equilíbrio físico, mental e espiritual; aquele mais alto vigor; aquele total bem-estar. Saúde para não ter doença; pra se dar bem com os amigos; saúde pra brincar com as crianças; cuidar dos enfermos; para dormir e acordar bem; pra encarar os dias com disposição; saúde pra comemorar a vida.

Saúde e sabedoria...

Não estou falando de inteligência. Nem de capacidade intelectual. Falo de SABEDORIA para ser prudente, justo, para ser reto, íntegro, honesto. Sabedoria para compreender o que parece mistério; para aceitar o que depende da fé; para renunciar o que atrai mas não é correto. Eu falo da sabedoria de entender que às vezes é preciso mudar, e que outras vezes é preciso manter-se firme; que é de hábitos que se constrói um caráter; que nem tudo o que é legal é moral; que os sentimentos importam, sim; que os pais são tesouros; que a família é uma bênção; que se deve fazer amigos para sempre; que perdê-los para a morte faz parte da vida. Sabedoria para não esquecer que não se tomam decisões movido pelo impulso; que na relação com o dinheiro ele não pode dominar você. Sabedoria para saber o que é essencial em cada ato, em cada coisa, em cada lugar, em cada vida. Sabedoria para não desperdiçar o útil e para não brigar pelas sobras; para reconhecer a diferença entre o necessário e o supérfluo, entre o prazer e a volúpia, entre o intervalo e o final; porque cada um tem sua hora, cada coisa o seu lugar, e nem sempre podemos ter tudo. Sabedoria para conhecer; pela experiência, pelo discernimento, pelos sentidos. Sabedoria para saber onde colocar seus pés e onde repousar suas asas; para descobrir por onde voar e onde fazer seu ninho. Sabedoria para saber de tudo um pouco e não para saber tudo de uma coisa qualquer. Sabedoria para saber quando falar e quando calar; para saber ouvir e entender; para sorrir e chorar; e pra perceber quando um abraço é a única coisa que faz sentido. Sabedoria para nunca negar um carinho e pra não renegar um amor; e, enfim, para estabelecer a diferença, às vezes a sutil diferença, entre o permanente e o passageiro.

Se eu pudesse, eu lhe daria SAÚDE e SABEDORIA.
E se não tenho autoridade para tanto, peço ao Soberano que lhe conceda, em 2007, essas, as maiores bênçãos do mundo. Porque tudo o mais é conseqüência.

A você, que movimentou a casa da Suzi este ano inteiro, meu carinho e os bons desejos de saúde e sabedoria para todo o 2007, para toda a sua vida. Você que veio de perto, ou de longe, amigos queridos que fiz em Portugal, por meio deste blog, àqueles que encontrei neste Rio de Janeiro, para um abraço de corpo e alma, a todos vocês, que fizeram parte da minha vida em 2006, um beijo carinhoso e um abraço gostoso, expressão da alegria de ter vocês por aqui, passeando pelo meu coração.


FELIZ 2007!!!!!
A gente se vê por lá!

32 comentários:

Unknown disse...

Um grande ano para ti cara Suzi.

Um grande abraço do Bikoka Frita.

Suzi disse...

Valeu, Bikoka!
Feliz 2007!
;o)

Anônimo disse...

os meus VOTOS ou os meus DESEJOS ( perderia a chance de uma última piadinha interna????) são aqueles que já leste lá no pasto. Saúde e sabedoria também estão lá. Porque, realmente, tudo o mais é consequência. Que venha 2007, esse ilustre desconhecido.

Beijso, boneca

Anônimo disse...

Queria Suzi, pois é, não dá mais para adiar o inevitável... Está a chegar a hora de amachucar e jogar fora a última página do calendário de 2006.
Se para alguma coisa servem estes rituais de passagem é para nos devolverem a esperança... A esperança de que é possível zerar o conta-quilómetros da vida e começar de novo. Podemos dizer que é só (mais) um dia a seguir ao outro, que não estamos nem aí, que é tolice, etc e tal, mas não conheço ninguém que consiga ficar totalmente imune a esta passagem. Não tenho por hábito verbalizar os meus pedidos, mas, parece-me, saúde e sabedoria são dois bons pilares. Juntemos-lhes então Paz (a de espírito, para começar) e uma pitada de sorte (há quem lhe chame estrelinha da sorte, há quem goste de pensar em anjo da guarda, não interessa, o que importa é a ideia). Acho que estamos prontos para entrar em 2007.
TUDO DE BOM!
Se tudo correr como planeado, 2007 chega aqui com duas horas de avanço.
Um beijo transatlântico

Anônimo disse...

Humm, que dizer mais além do que vc já sabe? bem..te amo e por te amar desejo que 2007 seja de paz, muita paz!!
lindos e felizes dias minha bunita!
Carinho pra familia toda, tá?
beijosssssssssssss

Anônimo disse...

eu quero tender com calda de framboesaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

rps disse...

Bom 2007. E que seja o ano da viagem a Portugal!

Suzi disse...

Moniquete,
a piadinha interna (desejos/votos) vai ficar na pendência até o ano que vem; ainda vamos tirar essa história a limpo!!
;o)

E que venha, então, o Sr. Ilustre Desconhecido!

Suzi disse...

Miguelito, a Alba Regina, do Pérolas da Rainha postou uma coisa linda, sobre esperança. Do salve! salve! Mario Quintana.
Vou transcrever, pra você:

"lá bem no alto do décimo segundo andar do ano
vive uma louca chamada Esperança
e ela pensa que quando todas as sirenas
todas as buzinas
todos os reco-recos tocarem
atira-se
e ó delicioso vôo!
ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
outra vez criança...
e em torno dela indagará o povo:
como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
e ela lhes dirá
(é preciso dizer-lhes tudo de novo!)
ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA..."


Não é a coisa mais linda??
Pois que essa meninazinha de olhos verdes viva no nosso coração; no meu, no seu, no nosso.
Um beijo, querido!
;o)

FELIZ 2007!!! (nunca é demais!)
Duas horas antes de mim!!!

p.s
adorei o "beijo transatlântico"!
;o)

Suzi disse...

Marcinha-Clarinha-Loirinha-Lindinha,

também te amo; e isso foi tão fácil de acontecer...
que 2007 nos mantenha assim, amáveis, amadas, amantes, amoráveis e tudo o mais que o amor seja capaz de nos fazer!

Um beijo pra ti e pra TODA a tua família, se é que você me entende...
;o)

Suzi disse...

Moniquinha,
ele já está pronto! A calda, vermelho escuro, quase vinho, fica linda, menina! Enfeitei a bolinha toda com cravos da Índia, rodelas de abacaxi e cerejas em volta, e agora... dá até pena de comer!!!
ahahahahaha!!!

Luís F disse...

Suzi! Aproveito as tuas palavras para te desejar o mesmo: Saúde e Sabedoria!!!

Que o ano de 2007 te traga tudo de bom!!!

Bjs. e até para o ano!!!

Suzi disse...

Quem sabe, Rps? Quem sabe??
Vontade não falta!
E faremos aquele grande encontro!!
;o)

FELIZ 2007!!

Suzi disse...

Oi, Luís!
Que bom receber você aqui neste último dia do ano.
Que 2007 venha e nos faça saudáveis e mais sábios.
Um beijo.
Com o carinho de sempre.

Custódia C. disse...

Retribuindo os beijinhos e abracinhos carinhosos!
Fazendo votos de muita Saúde e Sabedoria (que bela escolha). Esperando 2007 com muita partilha de histórias, de emoções e de amizade!
Feliz Ano Novo Suzi!

Anônimo disse...

SABEDORIA!!!Ah, sabedoria... Nossa meta em 2007, com certeza!
Que seja lindo.
Que seja intenso.
Que seja criativo.
Que seja aproveitável.
Que seja encantador!

Beijo grande, vou linká-la, posso?

Anônimo disse...

Uma hora depois de Ele, o ainda intruso 2007, ter chegado. Passo aqui a correr para te dizer que ainda não notei nada de novo, mas mantenho a esperança viva (adorei a transcrição!). Tu ainda estás na contagem regressiva, depois logo me contas! Entra com TUDO! Vou voltar ao champanhe.
Um segundo beijo transatlântico, de alguém que já está em 2007 para outro alguém que ainda está em 2006!

Suzi disse...

É isso aí, Ccc!!!
Já estás em 2007. Eu, ainda em 2006. Mas já chego aí!!
Beijos!!

Suzi disse...

Claro que pode, Lizzie!! Eu vou te visitar de novo ano que vem, tá??
:o))

FELIZ 2007, que as portas de 2006 já estão se fechando!!
Beijos!

Suzi disse...

Miguel, então ELE é bem normalzinho?? Não assusta não?? Que bom!! Que venha, então! Estou de braços abertos! Daqui a pouco ele chega aqui também. Daqui a uns 20 minutos.
Depois te conto se entrei bem, nele!
;o)

Voltemos às festas. E até mais!
;o)

UmZé disse...

Suzi, querida,
o blog está meio abandonado mas os amigos queridos nunca. Um beijão para você e um ótimo 2007.
Beijos.

Luis disse...

Já sei que a folia foi grande... Quero que me contes tudo...
Beijos....

Anônimo disse...

tem Epocler aí??????

marta r disse...

Suzi,
acho que ainda vou a tempo: UM GRANDE ANO PARA TI. E continua por aqui, que a blogesfera não é mesma sem ti!!!

Bjs (muito) grandes

Taia disse...

tri, feliz 2007!!!!!!!!
amututatu, saudades...

Suzi disse...

UmZé,
feliz 2007 pra você também, menino!
E um brinde à amizade!!

Suzi disse...

Lad,
sim, sim, sim!! Darei detalhes! Mas confesso que estou com um sono... rsrsrsrs

Espero que tenhas recebido com alegria esse tal 2007!
;o)

Suzi disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Moniquete,
a coisa foi animada, aí, hein?
rsrsrsrs

Suzi disse...

Olá, Martita!!
É claro que ainda é tempo! Ainda temos 364 dias pela frente!!!

E assim, de repente, é bom que continues na blogosfera também.
;o)

Beijos, querida!

Suzi disse...

Taia, minha querida irmã trigêmea!
Tudo bem nesse Cabo Frio?? Muito frio? Que fimde ano mais doido, esse, hein?? Do jeitinho que você gosta! Mas sem cara de Rio de Janeiro, né não?
Uia! Que saudade do meu sol...

FELIZ 2007!! Pra você, pro Taio e pros "nossos pais".
Também amututatu!!!

mir disse...

FELIZ 2007! (ainda vou a tempo, certo?!)

Suzi disse...

Bem a tempo, ainda, Mir.
Afinal, decorrida uma semana, ainda há muito por vir!
;o)

Beijinhos e Bom Ano, pra você também!