domingo, 12 de novembro de 2006

De amiguinhos imaginários à salvação dos adultos

A gente é criança, ainda, quando aparece o "amiguinho imaginário". E a gente conversa com ele, ele tem nome, é quem acompanha a gente na hora de dormir e quando a gente acorda, é companheiro de brincadeiras, e com ele a gente bate altos papos. O amiguinho imaginário é imaginário pros outros; porque pra gente ele é real, tão real quanto o papai e a mamãe.
Quando crescem, as pessoas ficam "adultas". Isso parece que as impede de alimentar a imaginação. Como se imaginação fosse coisa de criança, e adultos fossem a parte séria da vida. Proibidos, muitas vezes por si mesmos, de embarcar no fantástico mundo da imaginação, os adultos, que são mesmo crianças grandes, deixam de lado as atividades lúdicas e se limitam a viver uma vida de seriedade, responsabilidades, reclamações, compromissos, contas a pagar, problemas a resolver, regras a obedecer, e, acredite, assumem uma vida de neuroses. Esquecem de brincar. Esquecem de usar a imaginação, de rir de si mesmos, de chutar o pau da barraca e cair na gargalhada. Esquecem como se nunca houvessem aprendido. Gosto de ser criança. De rir até perder o controle, de fingir que uma coisa é outra, só por diversão; gosto de implicar, de dar susto, ser meio louca total, de contar histórias e inventar verdades*. É que tudo isso faz de um adulto um ser mais humano; resgata a criatividade, dá leveza, relaxa, incita à alegria, recupera o inevitável encantamento próprio das crianças. É a salvação dos adultos. Isso é o agir da vida interior. É praticar a alegria de viver. Por mais que gostar de viver possa doer.


*é de Clarice, a amada Clarice, a seguinte confissão: "Naquele tempo eu pensava que tudo o que se inventa é mentira..."

6 comentários:

Anônimo disse...

bora brincar? eu levo as minhas panelinhas e as bonecas.... mas só brinco se vc me emprestar aquele fogãozinho que vc tem....

beijocas

* podemos brincar de roda e de amarelinha também...que tal?

Suzi disse...

e de passar anel?
e de histórias de faz-de-conta?

eu quero!! eu quero!! que quero!!
e te empresto o fogãozinho, tá?

Alba Regina disse...

eu tinha uma amiga assim: isabel. às vezes ela aparece ... me chama junto e eu brinco com ela. posso brincar também? levo minhas bonecas ... beijo.

Anônimo disse...

OBAAAAAAAAAAAAA!

Anônimo disse...

Sabe o que é ruim?
Quando vc sabe que é criança [num corpo grande, mas tudo bem] pensa como criança[as vezes,mas tudo bem] quer brincar de inventar verdades[sempre,sempre], escuta seu amaigo imaginário e ainda briga com ele[mais ou menos]gosta de sair, olhar a lua, se aquecer no sol, dançar, rir até a barriga doer e chorar de felicidade...e a pessoa do seu lado virou velha[não envelheceu não...virou mesmo]e acha tudo isso sem graça e acha que você é doida...ruim né?
final de domingo muito bom,bunita
beijosssssssssssss

Suzi disse...

clarinha,
isso é tão triste...
é ruim, é triste é terrível;
porque tem gente que não quer voar e ainda corta suas asas...
:o(