terça-feira, 28 de novembro de 2006

As imprevisibilidades das coisas previsíveis

E então aconteceu o encontro já há muito previsto. Apesar de previsto, aconteceu de forma inesperada. Não imaginei que seria assim, do jeito que foi, às cinco da tarde de uma terça-feira nublada. Mas até mesmo as coisas previsíveis chegam a acontecer de um jeito imprevisível. A minha reação foi espontânea. Talvez menos enfática do que eu gostaria que tivesse sido. Mas contundente, ao seu modo. A dele, inábil.

A escada era a mesma que me derrubou dia desses, você lembra. Mas eu desci impávida e esguia, cada degrau. Meus olhos, os mesmos que tantas vezes já haviam fitado aquela imagem. Os dele também os mesmos, porém muito mais curiosos e inquietos. Os meus, serenos, não baixaram. Os dele, dançaram, irrequietos, sem que achassem crível aquela minha aparição às cinco da tarde de uma terça-feira nublada...

Eu escrevo histórias de amor em capítulos - quem acompanha o blog sabe disso. Os capítulos não são seqüenciais, nem, necessariamente, são histórias de amores meus. Algumas vezes a idéia do texto vem de alguma cena que vi na rua, de alguma coisa que ouvi, de sonhos dos outros, que sei, de planos frustrados de alguém. Como a de ontem.

Curiosamente, o capítulo XLVIII falou de olhos que por não terem brilho para luzir o coração da mulher desfiguraram o semblante do homem, e baixaram, fitando apenas o chão. Talvez por lembrar disto, talvez porque eu não seja de olhar para o chão, não deixei que meu olhar se desviasse, e então o encarei firmemente. Um semblante firme. E enquanto eu descia, ele caminhava em direção à escada, para subir. E os meus olhos já não piscavam, fixados nos dele a ponto de praticamente constrangê-lo... Até que faltavam dois degraus para que estivéssemos lado a lado.

Daqui a oito dias faria um ano. Exatamente um ano de silêncio, quebrado hoje; com as suas despiciendas palavras: "você não vai falar comigo?" Ora, ora, pensei: "Quem não sabe ler os olhos não merece palavras..." Assim mesmo, sorrindo, eu lhe respondi com quatro ou cinco, que formaram a frase que duvido vá sair da sua cabeça nos próximos meses. Tempo suficiente para que explore todas as possibilidades de intelecção do texto que ouviu.
Dei-lhe o benefício da dúvida. E uma certeza.
Presentes de Natal.

Extático, quase ficou estático, mas seguiu.
Também extática, respirei fundo. Passei a mão nos cabelos, segui sem olhar para trás. Caminhei até o carro. Sentada, virei a chave. Liguei o rádio, e ouvi Lenine: "Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma / mesmo quando o corpo pede um pouco mais de alma / eu sei / a vida não pára / a vida não pára não..."

18 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, arrepiou, sabia? Senti-me como se estivesse, ali, presenciando a cena, o encontro. Emocionei-me, impossível conter a lágrima...
Deixo Thiago de Mello contigo:

“Pois aqui está a minha vida.
Pronta para ser usada.

Vida que não se guarda
nem se esquiva, assustada.
Vida sempre a serviço da vida.
Para servir ao que vale
a pena e o preço do amor.

Ainda que o gesto me doa,
não encolho a mão: avanço
levando um ramo de sol.
Mesmo enrolada de pó,
dentro da noite mais fria,
a vida que vai comigo é fogo:
está sempre acesa (...)”

Unknown disse...

Sem mais palavras!... GOSTEI.

Uma boa noite

Anônimo disse...

caraca...sem palavras....

Suzi disse...

Anninha, querida,
eu acho o Thiago de Mello um tremendo poeta. E amei o poema que você me dedicou!!!
Gratíssima!

Suzi disse...

clau e moniquete,
sabem que eu também gostei?
;o)

Taia disse...

Uau!
Vi tudo, a escada, o seu olhar, a mão nos cabelos. Tudo!
Foi na Marina?
Bj

Anônimo disse...

“A vida verdadeira”: este poema é incrível. Achei este trecho condizente ao seu texto poético e emocionante.
Thiago de Mello é um dos meus preferidos, sou apaixonada por ele.
Quando fico, assim, chorona, deixo que os poetas “falem” por mim...

Boa noite, Suzinha, querida!
Anna.

Anônimo disse...

Uau!!
perfeito!
noite boa,bunita
beijosssssssss

Anônimo disse...

Isso tudo é cabeça de mulher que gosta de dar voltas. Duvido que ele tenha entendido a mensagem.
Clica
http://www.youtube.com/watch?v=es2uZX_NihA&eurl=

Anônimo disse...

Suzi, Bom Dia !

Hoje temos jogo , o Chelsea x Bolton e Manchester x Everton , e vamos lá ....


bjks

Zeds

Luís F disse...

Até suspirei, Suzi...
As tuas palavras transportaram-me para a situação e fizeram-me sentir o teu sentimento… Bjs.

Suzi disse...

Oi, Taia. Foi mesmo uma cena de cinema!

(não fui ao lannçamento - todo mundo furou e eu não quis ir sozinha...)

Suzi disse...

E Anna, eles falam mmuito bem, né?
;o)
Bom dia!!

Suzi disse...

Bom dia pra vc também, Marcinha-Loirinha.

;o)

Suzi disse...

Magui,
mas eu não disse que ele entendeu. pelo contrário... eu disse que ele vai passar meses tentando entender!
:o))

Suzi disse...

Zeds,
tomara que passe na ESPN!
E o mais difícil jogo do Manchester já foi no domingo, né? rs*
;o)

Suzi disse...

Oi, Luís,
então eu consegui passar a emoção do momento?? Pois então você tem idéia do que foi aquilo!
Beijos!

Gioconda disse...

Eu já vi este filme. Vou te ligar!