sexta-feira, 27 de outubro de 2006

A noite com Vander Lee e os pastéis

Bem, eu realmente me assustei...
Então o show não havia começado. Estávamos com vontade de comer alguns belisquetes enquanto isso. Cardápio em cima da mesa, tudo muito meio caríssimo. Queríamos batata frita, realmente, mas a casa não disponibiliza. Pensamos em ir buscar na rua. Dava tempo. Mas aí terminariam de rasgar nossos ingressos... (piadinha interna, bem ao gosto da Moniquete)
Então, eu quis saber detalhes do jogo do Flamengo e liguei pra Taia. Enquanto isso, decidíamos que o pedido seria "pastelzinho de queijo". As meninas disseram ao garçom que queríamos os pastéis de queijo e ele anotou no palm-top o pedido.
Gente... e então eu realmente me assustei... Todos nós!! Porque o Canecão não é a sala da minha casa, onde em dois passos você está na cozinha... Pois o garçom não deu nem dois passos! Ele ainda estava do nosso lado, saindo, eu nem havia pedido o que beber, e eis que chega um gnomo, um duende - não sabemos bem, até agora - com um sorriso sinistro de canto de boca e carregando na mão uma bandejinha com 12 pastéis arrumadinhos, quentinhos, lindos e assustadores, e nos entregou o pedido. Tivemos medo de comer. Medo mesmo. Ríamos. Mas era de nervoso. Enfim, comemos. E por via das dúvidas, tratamos de controlar nossos pensamentos, desejos e volume da voz, com medo de que todos os nossos pedidos fossem assim atendidos literalmente num piscar de olhos. Porque não estávamos, ali, tratando apenas de música e comida. A vida se discute em mesas quadradas, também...

Vander Lee começa a cantar. A capella. Tudo um breu. Só a voz. Já ali ele emociona a platéia, que além de nós, pobres e emotivos mortais, era composta por nomes como Paulinho Moska, Tunai, Leila Pinheiro e Hyldon - é, aquele de "Na rua, na chuva, na fazenda".


Cantou as minhas preferidas, com versos como:
"...sou um velho diário perdido na areia, esperando que você me leia, sou pista vazia esperando aviões...";

"vi o meu sentido confundido, iluminado, vi o sol enluarar quando viu você...";

"... não te quero ter só nos finais de semana. Os meus dias de feira também são seus, Vem viver, corre pra nossa cabana. Faço de conta que sou levada pra ser levada em conta... Põe o moleton, prova meu batom, minha companhia, Dobra a calça jeans, rega meu jardim, colore meu dia";

"... mas a vida anda louca, as pessoas andam tristes, meus amigos são amigos de ninguém... meu amor, deixe eu chorar até cansar, me leve pra qualquer lugar aonde Deus possa me ouvir...", no infalível estilo piano e voz;


"... românticos são poucos, românticos são loucos desvairados... que choram com baladas, que amam sem vergonha e sem juízo... passam a noite em claro, conhecem o gosto raro de amar sem medo de outra desilusão... romântico é uma espécie em extinção";

"tô relendo minha lida, minha alma, meus amores, tô revendo minha vida, minha luta, meus valores..."; e nessa hora meus olhos se encheram d'água...

Ele particularmente ficou emocionado em dois momentos, pelo que percebi: enquanto cantava "Alma Nua", voz e violão, e quase ao final, quando cantou "Do Brasil", que, como nos disse, foi música feita sob encomenda, mas que resultou numa criação que tocou o criador; "educou o compositor".

O percussionista, um show à parte. Um show. Em todas as partes. Uma figura. Figuraça!!
Dentre os músicos, alguém tocando flauta. Transversa. Coisa mais linda. Tocou também outros instrumentos de sopro, mas a flauta lembrou minha infância. Eu toquei flauta doce, com meus irmãos ao piano e na scaletta.
A bateria e as outras cordas completavam a banda.

Ele não cantou a música que fala do sorriso do Marcos Palmeira - a Elza Soares não estava lá e talvez ele se recuse a cantar sem ela, aquela diversão musical. Cantou três músicas, no bis. E gostamos disso. Quando terminou, nós terminamos cheios de poesia, e com uns versinhos na cabeça: "meu coração tá de brinde, tô em liquidação!"

E assim tivemos todos uma boa noite.

p.s. Indo ao Canecão, peça os pastéis de queijo; mesmo assombrados, eles são deliciosos; de-li-ci-o-sos!!

12 comentários:

Taia disse...

Na hora do pedido vc falava comigo ao telefone e eu; pirlimpimpim!
Sacou?! ;)
Beijo

Ana disse...

Serviços com essa qualidade é que é! *

Anônimo disse...

vc esqueceu do Tunai...aquele que, segundo meus critérios, está acabadaço....kkkkkk

sim, sim...eu percebi a emoção em " alma nua", mas eu não estou " em liquidação".....

beijos, boneca...e q venha o próximo show pra gente se divertir e gritar UHUUUUUUUUUUUUUU

Anônimo disse...

q pourra q eu fiz aqui q saíu um MOP???? kkkkkkkkkkkkkkkk..e olha que nem bebi....eu hein...EFEITOS TECNOLOGICOS DO PASTEL??????

Anônimo disse...

linda suzi....acredito que foi ver o bom Vander Lee......sou mais curto e grosso que Monica, espera o que do Canecâo.........tem hora que vcs me enchem com o paraíso no Brail, tudo certo, borboletas e cores voando, enquanto as pessoas se matam para ter o direito de ganhar, ganhar mesmo, pois o cara está cagando e andando pro seu carro.........o poema ou o livro não te ensina nada apenas aflora a sua alma..........As músicas maravilhosas, mas acho melhor parar com essas bobeiras.....se morasse na Suécia`"a 21:00 todas as crianças recolhidas.
Vamos tentar ajudar Africa, Ásia, Oriente Média. ;;;;;a nossa hiprocrisia é tanta que ainda pensamos em quem votar amanhã, pois temos suco de laranja na geladeira.....e é colorido

Anônimo disse...

puts, como dizia Caetano...não me arrependo do que disse....errei só em mandar.......vc é uma graça, para virar o seu Blog um pouco diferente.........

Suzi disse...

Taia, só pode ter sido, então, esse seu pirlimpimpim.
Saquei!!

;o)

Suzi disse...

Ana,
mas a gente ficou assustado, sabia??? você não tem noção... rsrsrsrs*

Suzi disse...

mop (ahahahaha!!! "mop") vou colocar o Tunai lá, num "apideite", valeu?

ah, eu também não estou em liquidação; mas que aquele refrãozinho ficou na cabeça que nem o balanço do balaio que sacoleja, sacoleja, sacoleja... ah, isso ficou. rs*

Suzi disse...

"anônimo"/fernando, quase não entendi nada do que você escreveu, mas se a gente "te enche"... bem, tem o um quadradinho vermelho lá no canto superior direito, com um "x" no meio; é só clicar... rs*

Anônimo disse...

Pô, que dor de cotovelo.

Queria estar nessa farra!

:)

Beijos cotovelisticos.

Suzi disse...

Or,
você ficaria assustado com o gnomo que trouxe os pastéis, ou com os pastéis que o gnominho trouxe...
mas também iria rir um bocado.
perdeu, sim.

beijos!