domingo, 15 de outubro de 2006

Esperança

Eu tinha meus alunos, no "Jardim da Infância". Eram deliciosas, as nossas conversas. Gosto de lembrar que eles me chamavam de professora, não de "tia". Sempre achei mais sonoro, muito mais belo, aquelas coisinhas pequeninas falando "professoooora..."
Tia todo mundo era - na rua, em casa, tirando a mãe, é claro. Mas professora? Primeira professora? Com muito orgulho, a única professora era eu. E era numa espécie de encanto e doçura que eles me chamavam e eu lhes dava atenção. Era uma admiração e um respeito mútuos, de quem ora ensina, ora aprende, e torna a ensinar e volta a aprender, continuamente.

" - Bebeto, o que é esperança, hein?
- (risos) Professora... - dizia, como se não fosse crível professora não saber tamanha obviedade - esperança é um bichinho verde que vem e pousa na gente. Mas pode ser no coração também."



Feliz Dia dos Professores!
Especialmente para S., que está alfabetizando Dayse.

12 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns aos professores essa camada de elite tão mal valorizada nos tempos modernos.
Parabéns "tia"
lindo dia bonita
beijosssssss
*senti sua falta na noite de sexta :(

Anônimo disse...

Suzy,
O V. também só chama professora Emilce e professora Fa. Nunca percebi quando ele fez essa opção e rejeita chamar de tia...
Hoje, às 8:30h, eu e o V. fomos "devolver" a Dayse para a Casa das Meninas. Nos 4 dias que passou aqui, percebi que ela conheceu coisas simples para qualquer criança, como: tomar banho numa banheira (gastava mais de uma hora), cantar e ouvir bastante música, orar, ir a um clube com 5 piscinas, parquinhos, algodão doce e pipoca de graça, sentar em família para conversar, rir e abraçar, dizer bom dia com beijo e abraço, dirigir um bate-bate e andar em carrinhos em cima de um trilho, tomar sorvete, comer coxa de frango, queijo quente (rindo do fato do queijo esticar, por isso tive que fazer uns 5 só para ela) e milho cozido (mesmo com aqueles acessórios que o M. achou engraçado comer lá em casa um dia). Algumas vezes ela disse que queria morar com a gente. Eu sempre dizia que não daria, pois seus pais iriam sentir saudades e o pessoal da casa das meninas também. Faltou cuidado e carinho nos primeiros anos de vida dela. Isso ficou MUITO claro. Quando cheguei lá o bebês ainda não haviam deixado a casa e a irmã perguntou se eu gostaria de vê-los. Eu vi bebê de dois meses!!! Ai que coisa!!! Que vontade de pegar, abraçar... e levar pra casa...
Bem, chegamos ainda pouco do clube. Foi um dia muito bom de piscina e diversão. Estamos torradinhos...
;-)
Sandra

Anônimo disse...

Você é tudo de bom. Inteligente, educadora, gosta do Vander Lee...Amei... Se o Vander Lee vier ao Rio, poderemos ir juntos? Promete? Vai promete...

Suzi disse...

obrigada, marcinha clarinha!
a gente aprende muitas profissões, mas nunca esquece a de professor.

* desta vez não deu... mas teremos outros encontros, certamente!!
;o)

beijos!

Suzi disse...

Sandra,
é mesmo? Nossa... que lindinho... Imagino ele falando "Professora..." deve ser a coisa mais linda!!!

O fim-de-semana do Dia das Crianças de vocês foi mesmo maravilhoso!!! Com certeza a Dayse JAMAIS vai esquecer. E acho que vocês também não. Coisas simples mas que fazem a diferença, quando o amor está presente, né? E algumas coisas completamente novas, desconhecidas, pra ela. Deve mesmo ter amado. E que bom que vcs puderam proporcionar isso.
(morri de rir com a lembrança da história do milho e do M.!!)
Fiquei feliz pela felicidade de vocês!
Um beijo.
Pra toda a turma!!!
;o)

Suzi disse...

perso, obrigada por tantos elogios. exagerados, mas tudo bem.
o vander lee vem ao rio, sim, e eu vou. mas não será com você...
:o)

bom restinho de domingo.

Anônimo disse...

Tive a oportunidade de ser professor, ainda nos bons tempos. Tive muito prazer em colocar os vagaus na linha, hehehe.

Beijos, fessôra!

Suzi disse...

Beijos pra você também, Or!
Uma vez professor, professor para sempre!!
Parabéns pelo seu dia!

Mônica disse...

parabéns, "tia" Suzi...rs....não resisti, viu?

Suzi disse...

mumumunitinha...
:o)

Anabela disse...

Então feliz dia para você, Suzi. E para mim também! Ah! Pois é... você não sabia mas eu digo: também sou professora (entre outras coisas)! E do 1º Ciclo, que significa, do ensino primário.

Quando li o seu texto, revi-me nele. Quem trabalha com os pequenininhos, vive os dias com surpresas constantes. Surpresas das boas, atenção!

Suzi disse...

Oi, anabela,
que bom que o dia 15 de outubro foi seu dia também!
É tão saber que a gente tem pequenos tesouros vivos na mão e que pode ajudá-los a começar pelo bom caminho, não?
Parabéns pra você!