quarta-feira, 13 de setembro de 2006

A Funarte, o Piano e a Família

(mãozinhas de V., quando tinha um ano e meio, tocando piano como o papai)

Outro dia fui ouvir um piano, na Sala Funarte. *
Final de expediente. Tão pertinho, é quase só atravessar a rua. E começo a ter noção do quanto eu tenho perdido ao deixar de freqüentar aquele espaço, que traz sempre tão boa música.
André Mehmari.
Ele brinca com os dedos, ao tocar piano. Quase um teatro, ele dança com as mãos sobre as teclas, no ar, e interpreta cada música com uma emoção especialmente própria. Tocou Chico, Lennon e McCartney, Pixinguinha, dentre outros; além de composições suas, variações, valsas e chorinhos.

Talvez porque durante toda a minha infância e adolescência eu ouvi piano, em casa, talvez porque seja mesmo um dos mais belos sons que se pode ouvir, o certo é que eu amo piano. Meus irmãos são pianistas: minha irmã é musicista por amor - pianista amador - meu irmão é músico profissional, graduado em Música, compositor, produtor, arranjador, maestro, e tudo o mais.
Tínhamos um piano em casa - hoje eles também têm piano na casa deles, naturalmente, o que é mesmo fantástico! - e, diariamente, esse era o som que meus ouvidos ouviam. Sempre tocaram muito bem - uma das razões que me fez desistir das aulas, porque eu já queria começar a tocar do jeito que eles tocavam e não me conformava em tocar "O Bife" - e além de sempre tocarem bem, sempre tocaram piano com gosto, com alegria, nunca por obrigação. A gente sente a diferença.
Acho lindo quando nos reunimos e nos pomos a cantar, com meus irmãos ao piano. É uma das cenas mais belas e inesquecíveis, que se renovam em cada encontro que temos, e que ficarão guardadas na minha memória eternamente.
Por falar nisso... quais são as lembranças eternas que você vai guardar da sua família?

*A Sala Funarte fica na Rua da Imprensa, 16. E há sempre noites musicais, ali. Você ouve boa música, enquanto passa a hora do "rush". E termina chegando em casa quase no mesmo horário, com a diferença de que a sua alma voltou alimentada.
Sala Funarte Sidney Miller

10 comentários:

Gioconda disse...

Nossa Suzi...vc faz uns programas tão legais!!!!!! Inveja branca!
bjs

Suzi disse...

Ei! Você estava aqui enquanto eu estava lá na sua casinha???

Arrume um tempinho no meio da agitação do novo emprego e vamos fazer alguma coisa nos próximos dias, tá bom?

Bjins!

Luis disse...

As recordações... Todos os momentos passados com a nossa família serão sempre belos e guardamo-los com muita ternura nos nossos corações!
Agora!?! Resta-nos que naturalmente sejamos capazes de criar refulgentes recordações, à medida que vamos subindo na escada da vida, até que um dia azulemos no céu longínquo…

Anônimo disse...

Música alimenta mesmo a alma,nos faz leve, plena de paz.
Somos uma familia musical por aqui também onde desde pequeninhos acostumam-se a tocar algum instrumento,é bom assim crescer com boa musica.
Guardo da minha famíla a união e boa convivência de papos abertos e muito carinho assim passo para a familia que criei, união e respeito acima de tudo, o resto vem de lucro,rs
Lindo dia menina querida,
beijosssssssss

Naldy disse...

Suzi, vim pelo blog da Renata Taia. Gostei. Toco violão desde ...xiii... muito tempo. Amo música tb...

Taia disse...

Ai menina, vc já leu que eu queria ser pianista?
Queria sim...sonho com piano até hoje.
Para mim é tudibom na vida.
Quando a família Suzi se encontrar eu vou, de penetra mesmo, eu e a Barbie, o Ken e tudo!
e só de pensar nos momentos da minha família, GRAÇAS AO BOM DEUS foram tantos, tantos e tantos e tão bons e maravilhosos que eu choro. o coisa boa que é chorar por ser feliz.
Beijo Suzi e obrigada.

Suzi disse...

É isso aí, Lad. Coisas sagradas!
;o)

Suzi disse...

Clarinha, a música dentre tantos outros atributos, tem o poder de unir as gentes. É mesmo tão bom ter uma "família musical", né?
;o)

Suzi disse...

Naldy, seja bem-vinda!!! Ainda mais amiga da Taia! Seja muito, muito, muito bem-vinda!!

O que é uma rodinha entre amigos sem o som de um violão, hein? Explica pra mim. Não é nada! O violão é aquele companheiro de alegrias e tristezas, que toca o amor e o desamor, sempre, em qualquer canto, a qualquer hora. Onde um piano não pode ir, o violão chega, debaixo do braço, não é mesmo?

Um grande beijo, e muita música boa, na sua vida!
;o)

Suzi disse...

Taia, promessa é dívida, viu?
E é pra vir de carro rosa, vestido rosa, com Ken e tudo o mais!
:o))

Deus abençoe sua família!