sábado, 30 de setembro de 2006

As ensinanças da dúvida


Vinha pra casa, há pouco, e cometi uma imprudência, para dizer-se o menos. Havia muito trânsito e eu, um pouco com fome, um tanto cansada, já me encontrava a um ponto da irritação. Resolvi ler. É. Isso mesmo. Ler dirigindo. Você apóia o livro no volante, segura o volante e o livro ao mesmo tempo, com as duas mãos, e divide a atenção entre as letras que saltam doidas para serem lidas, devoradas, e o carro da frente, o sinal, os pedestres, e aquilo tudo. Isso não se faz, eu sei. Mas eu fiz. E não bati. Mais porque Deus é bom e menos porque eu dirijo mais ou menos muito bem. O lance é que abri numa página qualquer do livro e era isto:
"Tive um chão (mas já faz tempo)
todo feito de certezas
tão duras como lajedos.

Agora (o tempo é que o fez)
tenho um caminho de barro
umedecido de dúvidas.

Mas nele (devagar vou)
me cresce funda a certeza
de que vale a pena o amor."

E ainda li mais um pouco, ainda antes da curva, outros versos que comovem, do mesmo Thiago de Mello:
"Cego assim não me decifro
E o imaginar-me sonhado
não me completa: a ganância
de ser-me inteiro prossegue.
E paira - calado pânico -
entre o sonho e o sonhador."

Thiago de Mello in Poemas Preferidos pelo autor e seus leitores


8 comentários:

Alba Regina disse...

juízo hein doutora? ler dirigindo? vê lá! ai ai ai ... aqui um sábado nublado mas gostoso ... beijo grande querida!!! ;)

José Manuel Dias disse...

Boa reflexão...e Vota!
Um direito e um dever, se não queremos ficar indiferentes à cidade.
Abraço de Portugal!

Suzi disse...

pois é, menina! coisa feia, né? mas aconteceu! e eram poemas, né?
dizem que "aos loucos e aos que amam tudo se perdoa" - pela loucura ou pelo amor, que me perdoem!

Suzi disse...

oi, José! Bem-vindo por aqui!!
Amanhã estarei indo às urnas, e pela primeira vez sentindo-me obrigada a isso...
Cantaria Chico Buarque, pra mim:
"Quem te viu, quem te vê
Quem não a conhece não pode mais ver pra crer
Quem jamais a esquece não pode reconhecer..."

Um dia vou conhecer a terra-mãe.
Abraços brasileiros pra você!
:o)

Anônimo disse...

SUZI, desculpe a sinceridade hora de trair seu alemão amado e namorar de verdade. Vc é linda de tudo, relaxe e seja mais despojada, como vc disse a emoção é sua rainha. Não é cantada tá. Dá próxima vez tente com uma moto.....bjs Fernando

Taia disse...

Ai, ai, ai Suzi!
Ler e dirigir?
Tsc!
beijoca.

Suzi disse...

Fernando,
desculpo sim, sua "sinceridade", porque "quem pouco sabe, muito imagina".

Suzi disse...

Pois é, Taia, mas depois que chega em casa, ilesa, e com textos tão bons na cabeça, você acha até que deu tudo certo!
:o))