terça-feira, 26 de setembro de 2006

Aprendendo a viver


"Aprendendo a viver" é o nome de um lindíssimo livro de Clarice Lispector. Comprei para dar de presente e terminei lendo algumas páginas. Também terminei dando de um jeito estranho, quando quem ganhou talvez achasse que eu deveria mesmo lê-lo inteiro, para aprender a viver. Estou triste. Muito triste. Porque é triste mesmo você magoar alguém que não queria magoar. Seria mais fácil dar as costas, dizer que cansei e ir embora, sabe? Mas eu não consigo. A gente não liga, se é qualquer um. Mas quando não é, a gente se debulha em lágrimas, sofre, fica amargurado, perde o chão. E aí eu me confundo, porque não sei se errei tanto assim, se errei mais porque foi com quem foi, se o outro exigiu de mim mais do que podia, se eu é que não sei viver, se eu não soube mostrar o quão triste eu fiquei nos últimos dias, ou se sei lá mais o quê, porque nem sei o que pensar...
Só sei que foi assim.
E somos, agora, duas pessoas tristes.
E é preciso conhecer o tempo de cada um; mais uma vez é preciso dar um tempo a quem precisa de um tempo para organizar as idéias. Um dia eu aprendo a viver.

13 comentários:

Gioconda disse...

Hummm quando vc aprender, vc me ensina?
Pq eu tô aqui até agora...acordada. Penso, e pensando...e quem sabe tentando aprender a viver!
Bjs da Gio!!

Suzi disse...

Ô, Gio... Quem sabe a gente consegue, a tempo, né?

Taia disse...

Você ontem estava tristinha no telefone?
Sei lá...achei isso.
Não "vi" a cor que tanto gosta.
Mas calei-me para não invadir.
e chego aqui agora e vejo esse texto.
Junto as peças...
Nunca sabemos ao certo se magoamos ou não, e é ruim quando o outro nos nos dá a dica de onde, de como.
Não fique triste não Suzi, a casa da Barbie está sempre aberta para você.
Beijão de arco íris.

Luis disse...

Vamos aprendendo a viver ao longo das nossas vidas! Muito provavelmente paramos de aprender quando morrermos...
Continuamos a aprender sempre, a viver... e nos baixos da vida lembra-te de quem te quer bem e busca toda a tua sabedoria e arte para que mágicamente se ultrapasse mais um obstáculo da tua vida...
Beijos
=:o|

P.S. Se precisares, sabes onde me encontrar...

Suzi disse...

eu disfarço mal, né, taia?
tava sim.
e você não teria invadido, se falasse...
você é um amor...
beijos!

Suzi disse...

querido lad,
obrigada por suas doces e sábias palavras.
vivendo e aprendendo, não é assim que se diz?
eu tô tentando.
;o)

Mosana disse...

a gente aprende a viver todos os dias neh?
um dia tds nos aprendemos!
melhoras linda!
beijos

Suzi disse...

sabe qual o lance, momô? a gente tem que ir "vivendo e aprendendo a jogar", como cantava a Elis.
quem não joga se dá mal...

Anônimo disse...

Isso já havia acontecido há pouco tempo, né?
Tomara que não tenha sido com a mesma pessoa...
Às vezes a gente tem que ser menos "intensa" para não magoar, meio "bobo" e mais tolerante também.
;-)
Sandra

Suzi disse...

vou anotar, cunhadinha:
menos intensa
mais "boba"
mais tolerante.

amo-te!

Suzi disse...

quer dizer:
menos intensa
"meio boba"
mais torelante.

ai, que eu preciso prestar mais atenção nisso. acho que foi ato falh. eu já devo me sentir meio boba, e penso que devo me tornar "mais meio boa". deve ser isso.
aquele cara do divã, como é mesmo o nome dele?? ah, seu freud, ele explica.
:o))

Mônica disse...

aiiiiiiiiiii..eu tenho esse livro....aprender a viver é luta diária..talvez o nosso maior enfrentamento....

Suzi disse...

vou comprar um pra mim; ou pedir emprestado a quem dei... será que funciona??