sexta-feira, 18 de agosto de 2006

Brincadeira de criança


Brincadeira de criança.
Pulávamos corda, brincávamos de casinha fazendo comidinha de terra nas panelinhas. Também tinha pique. Tudo o que é pique, no mundo. Pique-bandeira, pique-tá, pique-esconde, pique-alto... porque criança vive no pique, e aquela correria, suor, alegria, é tudo do que precisamos para ter uma tarde feliz. Tinha sempre "o dono da brincadeira", que era quem primeiro tinha a idéia, o que escolhia a brincadeira da vez, ou o que era o dono do quintal da casa. Ele mandava e desmandava. E quando a gente questionava as regras, ele simplesmente dizia: "mas eu sou o dono da brincadeira". Essa era a argumentação final.
Quando brincávamos de "barbante" ou "elástico", lembro que era preciso mais "concentração". A gente tinha de parar um pouco e pensar. Nem todos gostavam da brincadeira, porque era preciso combinar idéias, raciocinar, um pouco de tino, pra conseguir trocar o desenho das linhas, ao pegar o barbante para as nossas mãos. Eu gostava. Era desafiadora, a brincadeira.
Acho que terminei crescendo assim. E gosto de desafios.
De vez em quando desafio-me a mim mesma. Talvez diariamente. Às vezes eu ganho, às vezes eu perco.
Porque é assim mesmo, a vida.
 

13 comentários:

Mônica disse...

esqueceu de batatinha frita 1,2,3....rs.... bela comparação, suzi, entre os desafios de criança e os da nossa idolatrada salve salve vida adulta....

a propósito: vamos brincar de casinha???? eu levo as minhas panelinhas e as bonecas também, tá?

beijos, queridona...bom finde

* obrigada pelo email do lance do R. qq novidade nos avise, ok?

Ana disse...

Ainda não foi assim há tanto tempo que eu fazia isso tudo.. Agora fiquei com saudades desse tempo =)

Gioconda disse...

Nossa que saudadessssss. Como tudo era mais fácil e gostoso nesta época, não? Hoje me pego repetindo estas palavras da minha mãe e vai dando um medão...
E pensar que naquela época o que eu mais queria era crescer e ser "adolescente". Pode?
beijo

Taia disse...

Ai como eramos felizes...
E como eu amava brincar de elástico, aquele de pular lembra?
Dentro, fora, dentro, vai embora, hahahaha
Vamos?
Posso brincar contigo e a MÔN?
Eu deixo você ser a dona de 1 brincadeira, rsrs
Beijo

Gioconda disse...

Pô taia, me excluiu??? hahahaha
tô de mal!

Mônica disse...

OBAAAAAAAAAAA! vamos brincarrrrrrrrrr!

Suzi disse...

Nossa... que saudade: "eu levo as minhas panelinhas"... Era assim mesmo, Moniquinha!

Então, tá combinado: eu levo o fogãozinho.

E quando a gente acabar de brincar de casinha, brinca de batatinha frita 1, 2, 3 e anelzinho, tá bom?

Suzi disse...

Ana, tempo em que nossa única preocupação era passar de ano e levar as panelinhas, né?
Dá saudade, mesmo.

Suzi disse...

Gio, "ainda somos os mesmos como nossos pais..."
rs
Não se assuste... é a vida!
;o)

Suzi disse...

Taia, você deixa eu ser a dona da brincadeira???
Ôbaaaaaa!!!! Só uma vez. depois é voc~e e depois a Moniquete, tá bom?

Suzi disse...

Ah! A Gio poe ser dona também, uma vez. Mas tem que levar mais panelinhas.

Anônimo disse...

Saudades............

Suzi disse...

tempo bom, né, mafalda?