terça-feira, 25 de abril de 2006

Princípio de Pareto

O Princípio de Pareto foi criado lá pelo Séc. XIX por um economista italiano chamado Vilfredo (alguns chamam-no de Alfredo) Pareto.

Analisando a sociedade, ele chegou à conclusão de que grande parte da riqueza se encontrava nas mãos de um número demasiadamente reduzido de pessoas.
Após concluir que esse princípio se aplicava em muitas áreas da vida diária, estabeleceu o chamado "método de análise de Pareto", também conhecido como 20-80%, que significa que um pequeno número de causas (geralmente 20%) é responsável pela maioria dos problemas (geralmente 80%).

Deve haver alguma pequena variação nesse percentual (dizem que algo em torno de 14% a 24% representa esses 20% da regra geral), mas o método está comprovadíssimo.

Ouvi falar no "Princípio de Pareto" quando fazia minha graduação em Administração Escolar. E lembrei disso hoje, quando me deparei com alguém que falava, falava, falava, perto de mim. Porque pensei: nossa... 20% do que ele está dizendo já são responsáveis por 80% dessa minha agonia para vê-lo parar de falar!

E agora à noite me detive mais um pouco no Princípio de Pareto.
É legal, ficar pensando nisso. Porque aí você conclui que 20% do que você diz são responsáveis por 80% das reações que você causa nas pessoas (e entende que é preciso moderar as palavras). 20% do que você come são responsáveis por 80% das suas doenças (e compreende, enfim!, que é preciso equilíbrio até na alimentação). 20% do que você cria na própria mente são responsáveis por 80% dos seus problemas (e decide que é melhor pensar em coisas boas, porque 20% disso serão responsáveis por fazer você ser, realmente, um cara feliz)...
E se a gente ficar aqui parado, viajando, vai descobrir tantas outras idéias do tipo 20-80%!!
Experimente.

Nenhum comentário: