domingo, 5 de março de 2006

Taças de cristal para água

Minha mãe sempre abominou essa coisa de beber água em copo de geléia, em copo de requeijão. Lá em casa isso NUNCA rolou. Ela juntava os copos, doava para quem quisesse; mas - nem na infância! - a gente nunca bebeu água em copo de geléia.

Éramos crianças e crianças quebram taças, invariavelmente; então, nem sempre bebíamos nelas; mas tinha de ser, pelo menos, num copo bonito, bem trabalhado.

Eu já sabia. Quando minha mãe pedia água, se eu quisesse ver um sorriso no rosto e um comentário do tipo: "Hummm... isso, sim!", era só trazer a água numa daquelas suas taças lindas, presente do casamento de 1962.

Aprendi muitas coisas com a minha mãe. Uma delas é que "água tem sabor, quando a gente bebe em uma taça de cristal".

Pois acabo de comprar taças para água, pensando na minha mãe. São as primeiras, da minha casa nova.
Os amigos também vão beber nelas; mas tratei de já avisar, num rápido telefonema, assim que saí da loja: "Mãe, agora já tem como beber água de verdade, lá em casa..."
E ela pensou que eu tinha comprado um filtro novo...

...mas a risada de felicidade que eu consegui, ao contar das taças...

Um comentário:

Suzi disse...

Naya, sejam taças de cristal, sejam sandalinhas da Mr. Cat, sejam mesmo copos de geléia ou chinelinho da loja da esquina, o que importa é a marca que essas coisas deixam nas pessoas...