quarta-feira, 3 de abril de 2013

Paulo Freire

Quando você é professor, não importa que se afaste do exercício da profissão, você continua sendo um educador, ser professor continua sendo sua paixão, e você vai sempre se emocionar com as coisas ligadas à educação. Foi o que me aconteceu hoje cedo, quando li sobre os 50 anos da primeira turma de alfabetização de adultos de Paulo Freire. 300 adultos se formaram nesse curso de alfabetização em 40 horas. Sim! 40 horas para alfabetizar um adulto. Que desafio! E que sucesso!! 

"Patrono da Educação Brasileira" (Lei n. 12.612/12), Paulo Freire nasceu em Recife/PE e foi alfabetizado por sua própria mãe, aprendendo a escrever com pequenos galhos de árvore no quintal de casa; sofreu com as necessidades de uma família pobre, e formou-se educador e filósofo.

Acusado de subversão pelos militares, ficou 16 anos exilado, mas voltou. Depois dos 5 primeiros anos de exílio no Chile, escreveu, no outono de 1968, a "Pegadogia do Oprimido", uma obra que até hoje é referência para a educação e para a filosofia. Paulo Freire foi uma tremenda influência para os educadores de muitas partes do mundo, mas especialmente do Brasil e da África e suas obras foram traduzidas para muitos idiomas. Lecionou em Harvard, ganhou dezenas de títulos de Doutor Honoris Causa, recebeu prêmios da ONU e da OEA... enfim, um grande admirável homem, que abraçou a educação valorizando o ser humano, tratando da liberdade, falando em opressores e oprimidos, humanização e desumanização, e destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, ligando a escolarização à formação da consciência política.
Falar de Paulo Freire me faz ter saudades das salas de aula...

Comemoremos hoje os 50 anos da Revolução Freiriana!!

2 comentários:

JEANS E CAMISETA disse...

Que bela lembrança, Suzi,que belo texto. Já fui alfabetizadora de jovens e adultos, já fui coordenadora estadual de uma ONG internacional de EJA e já ministrei essa disciplina (EJA)em curso de pedagogia. Paulo Freire é uma referência pra mim. A educação brasileira está, mais do que nunca, precisando de novos "Paulos Freires". Bjim

JEANS E CAMISETA disse...

Que bela lembrança, Suzi,que belo texto. Já fui alfabetizadora de jovens e adultos, já fui coordenadora estadual de uma ONG internacional de EJA e já ministrei essa disciplina (EJA)em curso de pedagogia. Paulo Freire é uma referência pra mim. A educação brasileira está, mais do que nunca, precisando de novos "Paulos Freires". Bjim