segunda-feira, 8 de junho de 2009

Penumbra


A penumbra é terrível porque é como se você vivesse num trecho entre o dia e a noite; é quando você se encontra num ponto de transição da luz para a sombra. E ali, talvez você quisesse que seus olhos não vissem nada; mas eles veem: contornos, vestígios, sombras, figuras sem forma, que assustam, atemorizam, às vezes até enfraquecem a vida.

Trata-se de uma área escura, mas não exatamente um negrume total. E chega a agonizar, estar na penumbra. Você luta para discernir aquilo que seus olhos veem; quer identificar as formas; quer luz. Uma vida vivida na penumbra é capaz de enlouquecer uma pessoa. Imagine... durante anos e anos... parado naquela zona de transição. Só vultos, silhuetas, nenhuma definição... Não dá.

Você pode até pensar na penumbra para o começo de uma noite de amor, pensar na penumbra como um momento que antecede a descoberta, o prenúncio daquilo que logo você vai ver, em plenitude, porque haverá luz, definição. Mas pense numa vida inteira na penumbra, sem nunca conseguir chegar à visão absoluta, à imagem completa, à visão clara e exata daquilo que só via em parte. Não dá...

Atravesse. Passe da margem. Procure a luz.

Desde criança aprendi sobre "ser a luz do mundo"; também ouvi sobre o "Sol da Justiça", a "estrela da alva", sobre ser quente ou frio, não morno. Definição. A penumbra não é o equilíbrio entre a luz e as sombras; é muito menos. É aquela incômoda faixa intermediária... apenas uma zona de passagem, um ponto de transição. Não se pode permanecer numa área de passagem; é preciso atravessar, chegar ao outro lado. E então, será preciso recomeçar.

Este é um novo dia pra você e pra mim.
Amanheceu, embora haja tantos na penumbra. Não é suficiente sair da escuridão. É preciso ultrapassar a penumbra. Chegar à luz. Ver com plenitude. Completamente.

Traga alguém para a luz, quem sabe você mesmo.
E tenha um bom dia! Mas bom dia mesmo!

18 comentários:

Amigao disse...

Penumbra.
Eu vejo tanta gente na penumbra e gostaria de chamá-las para luz.
O que me dói é que para se ter luz é tão fácil.É só apertar aquele botãozinho. Dói mais ainda que muita gente nem sabe de que botão estou falando.

Beijão do amigão!

Luciana disse...

Você está certa, Suzi. E vou mais além. Talvez não passemos nossa vida toda na penumbra, mas pelo menos boa parte dela. Ou muitas vezes na vida. É preciso definição, como você disse, e isso exige grande força de vontade pra conseguir chegar à faixa luminosa.

Ótimo post!

Beijão!

Márcia(clarinha) disse...

O pior de tudo é saber-se na penumbra, sentir que basta um passo para que a luz se acenda e continuar estático na sua escuridão...não se ilumina e não permite luz ao outro.
Não é fácil, eu sei, mas possível e indolor.

Pois é, bunita, já tem um tempinho a mudança do lay, não sei até quando, mas estou gostando, rss

lindo dia querida
beijos

Custódia C. disse...

Talvez por isso eu gosto de luz. Muita luz. Em minha casa as persianas estão sempre para cima. Na minha vida também :9
Um bom dia para ti hoje, também, Suzi!

Natália disse...

Suzi, você disse tudo. Tem gente que passa a vida inteira na penumbra. Uns porque não sabem como sair e outros porque acham que além daquilo não há mais luz.
Quente ou frio, mas morno jamais!

Tenha um bom dia, mas um BOM DIA MESMO!

Beijo, querida

Anônimo disse...

Infelizmente ainda existem pessoas na penumbra, sem saber que é o sol, sem saber onde encontrar a luz...
Enquanto eu lia as suas palavras, instantaneamente veio essa música na minha cabeça:

"Vivi tão só na escuridão.
Buscando luz, porém em vão;
Quebrado fui, ninguém me achou,
Foi quando o sol me iluminou.

Jesus é o sol
Jesus é o Sol,
Fonte de Luz,
o Sol dos sóis.
E se a noite vier ao meu viver,
Meu sol trará o amanhecer.

Ome mundo frio desprezou.
E a noite escura me abraçou;
Estava quase a perecer,
Foi quando vi meu sol nascer."

Conhece??!

Beijos, Suzi!!
Bom diiia

JEANS E CAMISETA disse...

olá Suzi.Vim aqui agradecer sua visita ao blog abandonado por mim, mas que voce nao esquece. Obrigada.
Esses dias o Sol da Justiça trouxe luz a minha vida e me mostrou coisas que eu não conseguia (ou não queria) ver. Esses dias estou em uma especie de luto,mas um luto bom. Assim que passar e a luz da aurora se tornar 12h (ou até 8h30, já ta bom) eu volto a escrever no blog e conto tudo o q aconteceu, ok? Mais uma vez obrigada por nao "desistir".
Bjim

Dulce Miller disse...

Acho que viver na penumbra é mais ou menos como viver acomodado...
Eu estou entre a acomodação e a vontade de reagir, entre a penumbra e a luz.
Seu texto me fez refletir muito.

Valeu pelo puxão, Suzi!

Suzi disse...

É, amigão. Um discreto interruptor. Discreto, mas que fica bem à nossa frente. No entanto...

;o)
Beijos e bom dia. Mas bom dia mesmo!

Suzi disse...

É, Luluzinha. Às vezes é questão de um passo. Um único passo. Por que negar-se???

Bj!

Suzi disse...

Xi, Marcinha, vc falou exatamente o que acabei de dizer pra Lu... Um único passo, às vezes. E mesmo assim tanta gente se recusa...

Bj, marcinha-clarinha-loirinha-lindinha!

Suzi disse...

Pois é, Ccc.
Minha mãe também me "implantou" essa mania de luz. Lá em casa sempre tivemos a casa toda iluminada, e eu aprendi que luz é vida, alegria! Cresci, e na minha casinha luz não pode faltar. (pelo meio ambiente, usamos fluorescentes, mas luz, sempre luz, muita luz!)

Bj!

Suzi disse...

Verdade, Natália. Mornidão? Já era. Penumbra? Fora!

;o)

Bj!

Suzi disse...

Veio vagamente à minha mente, Su, o refrão dessa música. essa coisa do "sol dos sóis". Lindo, isso, né?

Também gosto daquela:
"É preciso dar pra receber
só assim é que se pode viver
É possível ver o Sol Maior
através de um simples gesto de amor".

;o)

Bj!

Anônimo disse...

Eu acho essa música linda, Suzi!!!
Acho que o compositor estava em contato com Deus no momento em que escreveu essa música. ;)

"É possível ver o Sol Maior
através de um simples gesto de amor".

Lindo deeeemais!!!

Beijos, querida!!

Suzi disse...

Cris,
você é uma fofa!
Não dá pra desistir de você! rs*

Espero que volte logo, mesmo, inclusive para contar das vitórias.
Às vezes, vem uma noite negra, de tristeza, de medo, de luto, parece que o sol vai se apagar pra sempre... Mas aí vem o amanhecer!
Pois é. Vem um novo dia.
Que a vida amanheça depressa pra vc, Cris!
;o)

Bj!

Suzi disse...

Du, vem pra luz!!
A acomodação, a conformação, a inércia roubam de nós um pedaço enorme da vida.
Haja luz!

Suzi disse...

Faltou mandar beijo pra Du!
Bj, Du!!! rs*


E mais beijocas procê, Su!
;o)