terça-feira, 12 de maio de 2009

Pequenas coisas

Pequenas coisas nos consolam porque são pequenas coisas que nos afligem...

Eu achava que tinha lido isso em algum lugar. Acontece que todas as referências a essa frase ("Google é seu amigo") estão neste blog ou em outros, mas mencionadas por mim mesma. Chego à conclusão de que li isso na minha cabeça, algum dia; ou que li algo parecido e dei a minha própria forma; defini do meu jeito o tamanho dos meus problemas.

Bem, seja lá de onde tenha saído a ideia de que as coisas que nos consolam são as pequenas coisas, justamente porque o que nos aflige são pequenas coisas, o certo é que esse é um pensamento que nunca me sai da cabeça. Ou que, pelo menos, sempre volta quando me sinto aflita.

Então eu tento perceber a dimensão exata do problema que, à primeira vista, parece enorme.
Tento imaginar o que poderia me confortar, o que haveria de me consolar...
Concluo, quase sempre, que pequenos gestos, pequenas coisas, aliviariam minha agonia, e é nesse exato instante que percebo a verdade, para mim absoluta: pequenas coisas nos consolam porque são pequenas as coisas que nos afligem...

Hoje, por exemplo, quando acordo e vejo que alguns dos meus sonhos mais secretos continuam longe de se realizar, sinto-me aflita. E se admito que uma pequena coisa me consolaria, é porque a aflição, em si, não é tão grande assim. Embora o seja, em mim.

Tá. Viajei.
Deixa, né?

7 comentários:

guiga disse...

Pequenas coisas que são muito importantes!
*.*

Anônimo disse...

"Pequenas coisas nos consolam porque são pequenas coisas que nos afligem... "

Se vc viajou eu viajei também!! rs... Foi muuuito bom ler isso!! =)


*enviei seus postais ontem!!

Beijos, querida!!!

Elaine Gaspareto disse...

Olá!
É bem verdade, pois a gente tem a tendência a exagerar nas coisas. Diz um ditado que em um quilômetro de nevoeiro existe apenas uma xícara de água...E pequenas coisas são talvez mais eficientes do enormes gestos.
Beijos.

Dulce Miller disse...

Bom, se você viajou, eu viajo todos os dias da mesma forma! rsrsrsrs

Beijo

Luciana disse...

Oi, suzi! Eu entendi exatamente o que você quis dizer, porque também sou assim, também "viajo" nessas coisas. Pra nós, um certo problema parece ter proporções enormes, mas talvez nem seja tão grande assim. Acho que depende mais da forma como queremos vê-lo, do nosso estado de espírito no momento ou até mesmo se estamos de TPM ou não! (rs) Mas é verdade. Eu sempre tenho a impressão que sinto as coisas com muito mais profundidade que os outros, sempre sofro mais, sempre para mim as coisas são mais pesadas. Mas vejo que me sentir assim só me faz mal. Tento aliviar um pouco a carga das coisas, mas às vezes é inconsciente. Mas vou tentando ser mais "normal" a cada dia...

Beijos!

João Moreira disse...

Olá querida,
Nunca tinha visto as coisas dessa forma e adorei, essa comparação está fenomenal, fantástica, e sabes que tens toda a razão, parabéns.
Fica bem amiga
Beijos perfumados

Janaina disse...

Viajou nada!! É bem assim mesmo.
E o seu post que vem depois desse só confirma né?
Beijão!