sábado, 11 de abril de 2009

Feliz Sábado!!

Páscoa é tempo de comemorar. Celebrar as duas grandes oportunidades de libertação que Deus deu aos Seus filhos: a primeira - a saída do Egito, quando os homens passaram da escravidão para uma nova vida, numa terra de fartura; a segunda - quando Deus ofereceu Seu próprio Filho para redimir os pecados da humanidade.

Ontem eu estava conversando com M. sobre o que significa "pecado", o que quer dizer "aceitar Jesus como Salvador", coisas que podem ser tão teóricas!
Quando alguém diz que "Jesus morreu para salvar os homens dos pecados deles", isso soa tão abstruso, tão formal, tão obscuro, tão abstrato...
Quem são os homens? Quais são seus pecados??

Penso que Jesus Cristo não morreu "pelos homens"; dizer que Ele morreu pela humanidade O afasta de mim, dando-me a impressão de que morreu pelos outros, para outros, em lugar dos outros. Gosto de pensar que Ele trocou de lugar comigo. Ele morreu para que eu não precisasse morrer. Isso faz do Seu sacrifício uma coisa mais pessoal. Bem pessoal.

E quanto aos "pecados"? O que é pecado? Ora, pecado é tudo aquilo que atrapalha minha convivência comigo mesmo e com a minha consciência; tudo que atrapalha meu relacionamento com o meu próximo, tudo o que me afasta do meu Deus.

E então a fofoca é um pecado, o meu comodismo é pecado, a intolerância é um pecado, achar que sou melhor do que alguém que está ao meu lado, no ônibus, na rua, na praça, na igreja, só porque não tenho o vício que ele tem, ou porque não me visto como ele se veste, ou porque sei de cor uns versos da Bíblia... isso é pecado. E foi para nos salvar dessas coisas que Jesus aconteceu.

Penso que compreenderemos melhor o sacrifício desse Deus que se fez homem e passou pela morte (e morte de cruz!), se aceitarmos que Ele teria feito tudo isso mesmo que apenas eu precisasse desse tipo de salvação; teria feito tudo só por mim; e se admitirmos que a vida, sem Ele, tem muito menos sentido.

O que se convencionou chamar "pecado" é apenas parte daquela imensa lista de coisas desagradáveis que costumam cercar nosso dia-a-dia, e não apenas a cobiça, a inveja, o adultério, a luxúria, o desonrar pai e mãe, a avareza, a gula, a ira, o orgulho, a preguiça... Pecado é tudo aquilo que nos separa de Deus e nos atrapalha a viver em harmonia com nossos semelhantes e com o nosso próprio eu. E, vamos combinar, somos muito pecadores. Todos nós. Atire a primeira pedra quem estiver sem nenhum pecado.

Que neste Sábado de Aleluia você medite e descanse, como é próprio dos sábados, e louve, com Aleluias e alegrias, como é próprio dos que sabem agradecer; tudo pela chance de libertação que a morte de Cristo lhe proporcionou.

E, nessa mesma onda, não perca a chance e tenha um
FELIZ SÁBADO!!

6 comentários:

Luciana disse...

Feliz Páscoa, Suzi!
E feliz sábado!

Beijos!

Natália disse...

Adorei esse post, Suzi. Engraçado é que a gente peca horrores, mas tem mania de achar que pecado são apenas os capitais ou outros bem escabrosos, e não é bem assim, né?

Feliz páscoa!

Éverton Vidal Azevedo disse...

Oi Suzi!
Seu texto vai direto ao ponto. Disse e está dito e eu assino embaixo.

Feliz Sábado de Aleluia.

Inté!

Suzi disse...

Já agora, boa semana, Luciana!
Que sua Páscoa tenha sido feliz e que seus próximos dias continuem reproduzindo a alegria e a esperança que a Páscoa traz para nós.
Um beijo!

Suzi disse...

É, Natália. E ainda acho que o pior é a gente achar que só os outros pecam...
Vacilamos constantemente, isto é, pecamos constantemente, e a chance/esperança de libertação, para uma vida nova não está nos chocolates nem no coelhinho... Parece difícil aceitar. Mas é uma delícia!

(também adoro chocolates, só para constar. rs*)

Suzi disse...

Foi, sim, um sábado feliz, Vidal. Um domingo igualmente feliz, uma segunda tranquila, uma terça cheia de trabalho e uma quarta com muitas tarefas. Que a quinta seja de paz, a sexta de alegrias e, enfim, o sábado chegue de novo, para que descansemos e sejamos felizes de novo.
Que seus próximos dias (desse novo ano, né?) sejam assim: repletos, de trabalho, descanso, paz, alegria, amor, felicidade...
Bom restinho de semana!
Feliz "ano novo"!