sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Vou ali cantar um pouquinho


Sexta-feira. Choveu cântaros, ontem. Os carros passavam pelo Aterro do Flamengo com o alerta ligado, e não se via nada, além da água que caía e luzinhas piscando. Sumiu o Pão de Açúcar, sumiu a Marina da Glória, a igrejinha, sumiu o Corcovado; só luzinhas piscando e chuva, chuva, muita chuva. Fiquei ancorada em Copacabana até que a faxina no céu acabasse e a água escoasse. Aproveitei para ver Meryl Stripp e conferir as moças indicadas ao Oscar. Depois, no cardápio, pizza à lenha, acompanhada de comentários sobre a "Dúvida", os diálogos, e a cena derradeira, que me encantou deveras. Gosto de filmes que rendem comentários, análises, debate, depois de vê-los. Gosto de filmes que fazem pensar e de gente que pensa junto, depois do filme. Gosto muito, disso. Mais tarde, com as ruas já transitáveis, voltei pra casa.

Para hoje, previsão de mais gotas d'água caindo do céu... E eu queria ir cantar na chuva.
Quando eu era criança, nos dias em que chovia granizo era certo: descíamos correndo, eu e meus irmãos, com um baldinho na mão, para juntar pedrinhas de gelo. Era uma festa, o barulhinho das pedras caindo; e era contagiante, a nossa alegria, pegando as pedrinhas com as mãos.
Crescemos.
A chuva agora cai lá fora e a gente fica aqui, dentro de casa, olhando da janela, e apenas agradecendo a Deus pelo teto, por não entrar água em casa, por ter saneamento na rua em que a gente mora, por ter proteção.

Outro dia as crianças comemoravam a liberdade, na chuva, aqui embaixo, e eu me peguei pensando: qual foi a última vez que eu saí, pra cantar na chuva? Pois hoje é o dia. A chuva se prepara para cair lá fora. Já sinto o cheiro de terra molhada. Já agradeci por ter um abrigo. Já pedi pelos que não o têm. Agora eu vou pra rua, esperar a chuva, pra cantar...

7 comentários:

Mônica disse...

vamos??????????????????

Luciana disse...

Até pouco tempo atrás eu ainda saía pra andar na chuva. Era sagrado: começava a chover e eu ligava pra minha amiga (ela era vizinha) ou vice-versa, e saíamos alegres da vida, chutando as poças d'água e indo contra as enxurradas! Saudade desse tempo onde não tínhamos tantas preocupações...

Estava Perdida no Mar disse...

Eu nunca vi chover granizo.

Anônimo disse...

Saudade da chuva... sauudade da Suzi!!!

Bem que podia chover aqui tbm!! =S

Beijão, Linda Flor!!

Angela disse...

Faz um tempãp que não sei o que é sair só pra andar na chuva...
Quando era criança meu Deus tomava banho de chuva sempre...
É como se tivessemos lavando a alma...
Bjim!!!!

Natália disse...

Eu nunca vi chover granizo =//
Mas quando chove águaa mesmo, eu adoro. É bom dormir com o barulhinho da chuva, tomar banho de chuva e sentir tudo de ruim indo junto com a água.
A única coisa ruim é que, assim como você, eu penso naqueles que não tem onde se abrigar para admirar os pingos confortavelmente. Aí eu fico morrendo de pena e a chuva fica um pouquinho mais triste.

Beijos, Suzi

Éverton Vidal Azevedo disse...

Eu nunca vi chover granizo =// [2]

Mas chuvarada tem bastante aqui.
Adoro chuva e adorei o texto.
Bj!