sábado, 19 de janeiro de 2008

Feliz Sábado!!

"... A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá. Se o cinema está cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada, a gente só molha os pés e sua no resto do corpo. Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito o que fazer, a gente vai dormir cedo e ainda satisfeito porque tem sono atrasado. A gente se acostuma para não se ralar na aspereza, para preservar a pele.

Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se da faca e da baioneta, para poupar o peito.

A gente se acostuma para poupar a vida.

Que aos poucos se gasta, e que, de tanto acostumar, se perde de si mesma."

(Marina Colasanti)

Mas o texto começa assim:
"Eu sei que a gente se acostuma.
Mas não devia."

Então, mocinhas e mocinhos, levantem-se de onde estão, agora mesmo. É. Você, aí. Pare de poupar a vida. Deixe o (mau) costume de lado, agite-se, perceba o que você tem de bom, o que você vê, o que você é. Pare de se acostumar àquela vidinha mais ou menos que anda por aí. Descarte o que não é bom. Enxergue a verdadeira beleza. Água pura e potável em casa pra beber, por exemplo. Gente boa ao seu lado pra abraçar. Um sol no céu (ou flocos de neve, se for o caso), coração bondoso dentro de você, um lar para voltar, depois de sair...
Hoje é sábado. Dia de alegria. Não há nada o que fazer? Isso é pouco pra se dar por satisfeito. Levante-se, invente, pare de se acostumar, para não deixar a vida perder-se de si mesma, pra não perder a vida sem viver. É como diz o pai de A.: "Não entendo esse povo que compra carro novo e põe capa nos bancos. Verdade, o banco fica novinho, não suja nem nada. Aí, depois, vende o carro com o banco lindo e novinho, que nunca pôde ver, porque sempre esteve coberto com aquelas coisas horrorosas."
Levante-se, tire a capa. Chega de se acostumar.
Olhe pro relógio: ainda é tempo de ter um FELIZ SÁBADO!! E isso é apenas o começo!


7 comentários:

Janaina disse...

Eu adoro este texto, Suzi. E é verdade. A gente não devia se acostumar. Mas se acostuma. Acho que é bem da nossa natureza isso de se acomodar né?

JEANS E CAMISETA disse...

É isso aí Suzi. Tô contigo!!!!
Jamais quero me "acostumar" eu quero o que a letra da música que está no meu blog (post de hoje)diz:
"E eu só quero dessa vida é ser feliz". Só isso! hahahah
Bjim

Nessita! disse...

lindo isso. e verdadeiro demais. a gente acaba acostumando muito e vivendo menos do que deveria.

beijos e bom findi!!! :)

Amigao disse...

Como acordei tarde e ja recebi a mensagem de feliz sábado. Acho que minha parte devocional de hoje tá cumprida.Ja que não fui lá.
rsrsrs
Feliz Sábado tambem.
Sobre este negócio de se acostumar é a mais pura verdade.A gente se acomoda e acha que tem que ser assim. Talvez sim, talvez não.

Mônica disse...

mandou muitíssimo bem, boneca!!!!!!!

Custódia C. disse...

Aqui o sábado está quase no fim, mas foi feliz sim (adorei o filme !!)
Feliz Sábado Suzi e Domingo também:)

Márcia disse...

Opss, o sábado se foi mas garanto que foi feliz, o aproveitei muito, ri com as crianças, tomei sorvete, fui ao cinema e me entupi de algodão doce gigante, rsss
feliz domingo bunita
beijos