terça-feira, 15 de maio de 2007

Mais uma do Max Gheringer

Sabem que eu me divirto com aquele livro do Max. Então, de vez em quando vou nele descobrir coisas novas.
A expressão eu já cansei de usar, mas nem de longe imaginava a origem:

"Ululante - Palavra que adquiriu notoriedade graças ao escritor Nelson Rodrigues (1912-1980), pernambucano do Recife (mas carioca de coração e torcedor fanático do Fluminense). Nos anos 1950, Nelson criou a expressão 'óbvio ululante' para definir alguma coisa que está tão na cara, mas tão na cara, que até ulula. O ululo é aquele prolongado uivo de lamento emitido pelos cães, e veio do latim ululare, 'ganir'. Impossível de não ser percebido e quase sempre incômodo, como as coisas óbvias que não queremos admitir."

Bem, é óbvio que depois das últimas... eu só penso em você! E é óbvio ululante que eu não queria... Sacou?

16 comentários:

Sujeito Oculto disse...

Hehehe! Desse eu sabia. Ele tem cada tirada genial.

marta r disse...

As coisas que tu descobres, Suzi...

Suzi disse...

Sujeito, desde criança meu pai falava isso de "óbvio ululante", mas nem de longe eu sonhava que era invenção de NR.
Achei o máximo, descobrir.

Suzi disse...

Pois é, Martinha,
também me surpreendo!!
LOL

UmZé disse...

O melhor de tudo, querida, é que o Nelson além de um grande escritor foi um grande Tricolor.
Beijos

Suzi disse...

Lá vem esse pó-de-arroz...
Eu só não vou dizer que essa é a parte ridícula, porque conheço uns tricolores muito queridinhos. Uns três, pelo menos, e, tudo bem, tudo bem, você é um!
:o)))

Mônica disse...

Blog da Suzi também é cultura...

* hj tá difícil de rolar o " bate-pernas" no xóp....celular deu o último suspiro, teus números armazenados nele, moço do computador vem aqui,ou seja, não dá...fica pra próxima, boneca!

Suzi disse...

É óbvio ululante que da próxima vc não me escapa, Srª Mônica da Silva Holmes.
;o)

Osc@r Luiz disse...

É óbvio ululante o seu talento!
Eu não tinha a menor noção do que significava!
Obrigado!
Beijo!

Mosana disse...

oooooooooooooooo
eu tb falava.. e nao sabia a origem!!!!
suzi tb eh cultura!!!!
beijocassssssssssssssssssssssssssssssss

Gioconda disse...

ahhh eu já sabia!
salve Nelson!

Suzi disse...

Pois é, Osc@ar! A gente vai lendo e descobrindo as coisas! E, de quebra, vai se divertindo!
Beijo!

Suzi disse...

É, Mosana. E é óbvio ululante que se eu não tivesse saído de casa, hoje, eu estaria com meu carro novo inteirinho!
Droga!

Suzi disse...

Gio,
meu pai, me dando um banho de cultura, me diz agora há pouco: "Ué! quem falava isso era aquele cara, fluminense... o Nelson... Nelson Rodrigues! Nossa! Ele era tricolor doente! Chaaaaato!!..." E reproduziu falas do NR, a respeito do "óbvio ululante".

Jade disse...

Eu não sabia que era invenção do Nelson Rodrigues, mas sabia que ele usava!! Eu também usei muito essa expressão... hehehehe!!

Suzi disse...

:o))

E é óbvio ululante que é uma expressão divertida!