quinta-feira, 15 de março de 2007

Veríssimo

Há algum tempo eu postei, por partes, este divertido poema.
E aí, quando eu me deparo com a burrice dos outros, como hoje, eu sempre lembro dos versos do Veríssimo...



Deus Nos Livre - Luis Fernando Veríssimo

Deus nos livre da doença, da miséria,
do escapamento radioativo e das pessoas que
cutucam e dizem "Hein? Hein?".
Deus nos livre do pós-modernismo e da fome.
Deus nos livre de todos os "ismos".
Em especial do botulismo.
Deus nos livre da censura.
E da morte prematura.
Deus nos livre da multidão.
Deus nos livre da solidão.
E Deus nos livre, peremptoriamente, de jamais
usar a palavra "peremptoriamente".
Deus nos livre do lirismo e da coriza nasal.
Deus nos livre da paixão desenfreada e da grama artificial.
Deus nos livre da volta dos festivais da canção.
E do nosso coração.
Deus nos livre dos bêbados que confidenciam.
Deus nos livre das mulheres que miam.
Deus nos livre de um dia acordar de ressaca,
sair da cama e descobrir que estamos
no palco do Teatro Municipal lotado.
Deus nos livre do requerimento em três vias,
do protocolo, das fotografias 3x4,
da ficha de chamada, da espera na fila e
de descobrir que não é aqui,
é no outro guichê.
Deus nos livre do outro guichê.
Deus nos livre da autoridade competente,
que com a incompetente ainda há diálogo.
Deus nos livre da burrice dos outros,
que a nossa até que é simpática.
Deus nos livre da terceira idade.
E da falsa humildade.
Deus nos livre da ira, da soberba, da gula,
da luxúria, da avareza, da inveja, da preguiça e
desta mania de limpar o ouvido
com uma tampa de caneta Bic.
Deus nos livre da dissolução dos costumes.
E da terrível faca de dois gumes.
Deus nos livre dos que querem o nosso mal.
Deus nos livre dos que só querem o nosso bem.
Deus nos livre dos que querem o nosso.
Deus nos livre do despertador, da seborréia,
das pessoas que nunca piscam e das que citam Fukuyama.
Deus nos livre do mar de lama.
Deus nos livre da tragédia.
E da alta classe média.
Deus nos livre dos futurólogos.
Deus nos livre do futuro!
Deus nos livre do libelo.
E de todos os Collor de Mello.
Deus nos livre da superstição.
E de tanta assombração.
Deus nos livre de colidir com um meteoro e
dos que pedem que Deus nos livre.
Deus nos livre das bravatas.
Deus nos livre das gravatas.
E, meu Deus, dos plutocratas.

Do livro: POESIA NUMA HORA DESSAS?!

30 comentários:

JEANS E CAMISETA disse...

Como eu sempre digo: Veríssimo é Veríssimo.
Duas turmas de alfabetização de jovens e adultos que eu coordenava ano passado fez uma pesquisa sobre o trabalho dele. Menina, vc precisava ter visto.Veríssimo já mexe com a gente, agora imagina ele sendo interpretado por jovens e adultos deslumbrados com a descoberta das letras...e de Veríssimo. Foi emocionante!
Boa noite!

Gioconda disse...

Ele é demais hein...hein, hein???? hahahaha
Amei! Já conhecia, mas hj ele fez todo sentido pra mim!
bjs

Taia disse...

Hein hein é fogo, hahaha
Beijo

marta r disse...

Não conhecia mas achei o máximo!

Gostei particularmente desta parte:

«Deus nos livre do requerimento em três vias,
do protocolo, das fotografias 3x4,
da ficha de chamada, da espera na fila e
de descobrir que não é aqui,
é no outro guichê».

Totalmente oportuno!

Alba Regina disse...

pois é, e como eu uma vez escrevi...( desconhecendo totalmente este texto de veríssimo ): deus nos livre dos seres humanos! beijo.

Anabela disse...

Não conheço nada de Luís Fernando Veríssimo, mas esse poema é demais!!!

"Deus nos livre das mulheres que miam" ahahahah

Ó Suzi, desculpa a minha ausência, mas tenho estado doentinha, e só agora retomo as rotinas.

Agora, com licença, vou pôr a minha leitura em dia, neste blog.
Xau.

Suzi disse...

Nossa, Cris! Isso me emocionou; especialmente meu lado de educadora. Que legal!!
Essa descoberta é fantástica. Esse deslumbramento!
Parabéns!
;o)

Suzi disse...

kkkkkkkkkkkkkkkk
Gio, tem coisas que cabem direitinho no dia da gente, né?
hehehehe!!

Suzi disse...

Taia, eu góstio múitio dessa parte do "hein? hein?"
ahahahahaha!!!
show!

Suzi disse...

martita,
"descobrir que não é aqui, é no outro guighê" depois de ter preenchido formulário, enfrentado fila e tal, é foooogo!!!
:o))

Suzi disse...

albinha,
é do tipo: deus nos livre de nós mesmos!, né?
:o))

beijos, querida!

rps disse...

Não conhecia.
Belo poema!
Obrigado, Suzi!

Suzi disse...

E então a bela estava dodói?? Ah... tadinha...
Senti sua falta, tentei visitar você mas agora nem o outro link está carregando... Uma dificuldade, menina!
Também tenho andado numa correria só, esta semana, e minhas leituras, comentários e respostas estão atrasados. espero colocar em dia amanhã ou depois. mas vou colocar!
;o)

Beijos!
(eu tenho uma amiga que mia e já dediquei este poema a ela, dizendo que a exceção é o que confirma a regra; portanto, ela é a única mulher que mia da qual não quero me livrar! rsrsrsrs e sempre a cumprimento com um "miau".)

:o))

Suzi disse...

De nada, Rps! De nada. Veríssimo é diversão e boa leitura! Sempre.
;o)

Anônimo disse...

... E Deus nos livre de perder o bom humor, a inteligência e o sentido de oportunidade. Rs*
Já agora, o "nosso" Benfica VENCEU! Foi uma partida sofrida, mas estamos nos quartos de final da Taça UEFA. Aqui a festa também é rubra/encarnada!
Bjos de boa noite!

Nessita! disse...

Ah, LFV é um barato!! Muito bom! hahahahahaha

bjs

Anônimo disse...

Simplesmente genial, amei,rsss
"Deus nos livre dos bêbados que confidenciam.
Deus nos livre das mulheres que miam.
Deus nos livre de um dia acordar de ressaca,
sair da cama e descobrir que estamos
no palco do Teatro Municipal lotado."
Isso é bárbaro, opss, Deus nos livre de quem fala bárbaro, rssss
noite feliz bunita
beijossssssssssss

Custódia C. disse...

Não conhecia!!
Genial, é pouco para adjectivar tamanha criatividade!
Ilustra na perfeição o teu comentário :)

Suzi disse...

ahahahaha!!!
bárbaro, marcinha! bárbaro!!!

Suzi disse...

tudo a ver, né, custódia??
LOL

Mosana disse...

Só ele mermo né.. eu queria ter tanta sabedoria quanto esse cara.. seria ótimo.. acho que todo mundo deveria ler ele.. nem que fosse uma vez na vida..
adorei a teoria do balde!
vou implata-la aqui!!
beijos boneca

Luís F disse...

Excelente Suzi! Adorei!
Para uma sexta feira à tarde não poderia ser melhor...

Bjs.

Beto disse...

"Burrice dos outros", "Deus nos livre da Censura". Dizem tudo. E entristecem amigos.
A maior burrice é não poder perdoar os erros dos outros, mesmo quando eles são cofessos.

Suzi disse...

É, Momô. O cara é bom. Diverte. É inteligente. O máximo!

Quanto ao balde, num instante o mocinho vai rever seus conceitos... rsrsrsrs*

Suzi disse...

Então, mantenha em mente as palavras, e tenha um excelente final-de-semana, Luís!
;o)

Suzi disse...

Beto, seu coração está triste? Passou... passou... passou...


p.s.
a "burrice dos outros" decorreu do exame dos autos de um mandado de segurança... valha-me!

Beto disse...

Passou, passou, passou...rs
bj

Suzi disse...

;o)

Jade disse...

Esse texto é ótimo, não sabia que era dele, porque não sou profunda conhecedora da obra, e na internet tudo é dele ou da Cecília Meirelles a gente fica sem saber né? Mas é genial!!

Suzi disse...

J@de,
quando eu não tiver certeza da autoria, estará escrito, no próprio post, fique tranqüila.

Posso até errar algum crédito, e se acontecer, me avise; mas os textos, geralmente, são retirados daqui da estante.
:o)

Beijos e curta o divertido Veríssimo.