quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

Saudade, incompreensão e alegria, tudo em mim

Somos um todo. Não adianta tentar separar. Este é o meu eu que sofre, este o meu eu que ri. Esta é a parte de mim que eu adoro, e esta é a que apenas suporto. Este é o meu eu que vem superando a dor; este, o meu eu que se afoga em lágrimas.
Não é assim.
Aos poucos, um pouco de mim já aceita a perda; mas eu, ainda, inteiramente, não compreendo.
Mas a vida segue. E se Valéria estivesse aqui, vivendo entre nós, hoje seria um dia com a sua cara. É impossível não lembrar que o sol de hoje tem o tamanho do nosso amor pelo mar. Rio das Ostras, Porto Seguro, Trancoso, Recreio...
Um dia, todos os mares serão seus, minha querida Valéria!

Não consigo escrever aqui detalhes de seu último dia de vida. Eu me emociono demais, ainda. Mas posso dizer que a minha alegria consiste em saber que naquele dia eu e A. conseguimos fazê-la rir e sorrir, conseguimos ver nossa amiga, e falar com ela de modo que nos entendesse. Prometemos voltar no dia seguinte. E voltamos. Com J. e tudo!, o último nome que ela pronunciou. Ali estava fechado, naquela tarde de sexta-feira, o nosso divertido grupo. Seus últimos momentos reuniram as quatro amigas. Suzi, Valéria, A. e J. Amigas para sempre.

21 comentários:

Alba Regina disse...

querida, não sei se oq vou dizer vai "servir" em vc neste momento. mas tente. com todas as suas forças guardar não o último, mas os momentos aonde havia alegria, gargalhadas ... os momentos de vida. sempre! um beijo. fique bem. ;)

Nina Souza disse...

estou rezando pela tranquilidade da familia e pela sua, e pelo conforto da valéria.
bjs, flor... fique bem.

Custódia C. disse...

Tudo isso é sensibilidade, amor e dádiva Querida Suzi!
Bj

Taia disse...

Sei tão bem o que é isso.
Ria, ainda que chore.
É contraditório e verdadeiro, por isso difícil.
Beijo enorme no seu coração e em cada uma das amigas.

JEANS E CAMISETA disse...

Querida, a saudade nunca vai embora. Só peço ao Papai do céu q alivie a dor da perda, sua e de toda a família e amigos de Valéria. Bj

Beto disse...

É querida Suzi, é difícil aceitar, mas faz parte do ciclo que permite a ernovação do planeta a cada dia. Que Deus conforte seu coração e deixe sómente aquela saudade gostosa da sua amiga.
um bj

Sujeito Oculto disse...

Só ler isso já dói. Por que precisamos passar por isso?

Miss K. disse...

Estou muito triste por você...

marta r disse...

Um dia de cada vez, Suzi. Amanhã será um pouco melhor.
Bjs grandes!

Anabela disse...

Mocinha! Vá sair! Vá namorar, que você merece...

rps disse...

Depois de ler isto, só quero mandar um abraço, Suzi.

Mônica disse...

eu continuo em silêncio....mais um abraço daqueles, ok?


beijos, boneca

Suzi disse...

Queridos,
só tenho a agradecer o carinho e os afagos que tenho recebido de vocês.

Não tenho visitado ninguém, por estes dias, e espero que me compreendam... Em breve eu volto. Tenho certeza de que a dor maior vai dando, aos poucos, lugar à alegria que tanto marcou a minha vida, a vida da Val e a de todos que tiveram o privilégio de conviver com aquela "criatura de meu Deus" (expressão que ela tanto usava...)

Eu volto ao ritmo. 'Té breve!
;o)
E beijo pra todos.

Anônimo disse...

Só de imaginar a tristeza pela perda que vc está sentindo dói meu coração... Fique com Deus, Suzi. Somente Ele pode confortar seu coração. Um beijo.

Anônimo disse...

A saudade será infinita...mas as boas lembranças também! Talvez isso conforte um pouco o seu coração. Beijos

Luís F disse...

Força Suzi! Apesar de virtualmente, estamos cá para os bons e maus momentos, podes sempre contar comigo! Bjs.

As boas recordações ficarão sempre contigo...

Simone disse...

beijo e carinho em seu coração

Kyka disse...

Querida amiga Suzy, depois do que li sobre a Valéria e nós três, só me restaram as lágrimas. De saudades e reflexões minhas sobre como estamos caminhando nesta vida breve.
Que maravilha e que conforto sabermos que nós quatro temos a mesma esperança! Apesar da dor isso muito me conforta.
Estarei com ela novamente e contarei pessoalmente minhas doideiras e com certeza ela e nós três iremos dar boas gargalhadas juntas!!!! Beijinhos Carinhosos!

Marcio Sales Saraiva disse...

Suzi, encarar a morte é refletir sobre os nossos limites, nossa finitude, a fugacidade da vida que temos aqui.
Por um lado, isso é doloroso, mas por outro aspecto, isso é o que nos impulsiona a viver mais e melhor, saboreando cada momento, cada presença, cada sorriso, cada por-do-sol.
Sendo assim, como homenagem a Valéria, mantenha-se sempre UNIDA as outras duas que agora formam um TRIO MATRAVILHOSO que um dia, nós sabemos disso, se reunirá novamente nos braços do Pai de infinito amor e bondade.
Fique na Paz e espero você aqui em casa.

Marcio da J.

Suzi disse...

Kyka,
é bom pensar nisso.
Muito bom.
Ela vai rir muuuuuuito, doida!
Um beijo.
;o)

Suzi disse...

Marcio, querido,
foi muito fácil gostar de você. Não vou esquecer a oração que você disse que queria fazer e fez. A imagem de você, ali, quietinho, eu não vou esquecer.

Fico feliz porque minha querida J. pode contar com você, sua serenidade e seu carinho, neste momento da nossa dor.

E fico feliz, também, por ser tão carinhosamente recebida por você, na sua família.

Nós três, agora, precisamos, mesmo, estar bem unidas. Você tem razão: é uma tremenda homenagem à mentora das nossas mais criativas e elaboradas idéias, respostas e bagunças.

Beijo!