segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Surreal


surrealismo[Do fr. surréalisme.]
Substantivo masculino.

1.Moderna escola de literatura e arte iniciada em 1924 por André Breton (1896-1966), escritor francês, caracterizada pelo desprezo das construções refletidas ou dos encadeamentos lógicos e pela ativação sistemática do inconsciente e do irracional, do sonho e dos estados mórbidos, valendo-se freqüentemente da psicanálise. Visava, em última instância, à renovação total dos valores artísticos, morais, políticos e filosóficos:

“O surrealismo procurava conjugar arte, sonho e realidade na tentativa de compreender além da realidade empírica.” (Bella Jozef, Jorge Luis Borges, p. 47.) [São preferíveis, porém p. us., as formas super-realismo e supra-realismo. Cf. automatismo (4).]

É essa veleidade, o desejo, a vontade, a real possibilidade de conjugar arte, sonho e realidade, o que me fascina, em plena segunda-feira!

12 comentários:

Defensor disse...

...Salvador Dali é o nome que me veio à mente.
Abraços

Anônimo disse...

e eu me lembrei do Miró.....

beijos nada surreais procê

Suzi disse...

Sim, acho que essa é a expressão máxima, Defensor, ou a que nos é mais lembrada. Dali. Mas podemos tanto, por aqui, ser também supra-realistas em nossas segundas-feiras, e terças, e quartas, e tals...

Suzi disse...

Ponto pros dois, "dali" da Espanha, né, Moniquete?
;o)

Anônimo disse...

Inspirada logo na segunda hein? Benza Deus! Boa semana, querida! Beijos

Suzi disse...

Pois é, Lilica, vai entender...
;o)

Alba Regina disse...

segunda -feira. surreal. surreal. ;)

Vendetta disse...

Olá, Suzi!
Venho aqui de mãos dadas com a GaTaia e encontro um belo blog!
Adoro surrealismo... por isso minha vida é, particularmente, uma confusão.

um beijo

Suzi disse...

Bibinha, segunda-feira surreal não é tudo!!?
;o)

Suzi disse...

Oi, Vendetta,
amiga da minha irmã trigêmea é minha amiga também!
;o)

Seja bem-vinda por aqui e volre sempre que quiser! Na real!
Beijos!

Custódia C. disse...

Puxa ... que sintonia:)
Acabo de referir Jorge Luís Borges no meu canto :) Chego aqui e aí está ele de novo!
Surreal, não?
Há dias mauzinhos que acabam muito bem mesmo :)

Suzi disse...

Sim, Ccc, gosto muito do pouco que li de Jorge Luís Borges. Não o conheço suficientemente bem, mas o suficiente para gostar da leitura.
Ainda vou conhecê-lo melhor.
Beijos e boa noite pra terminar o mau dia...
;o)