sábado, 2 de dezembro de 2006

O Canadá como destino

Eu não sei explicar. Eu não sei traduzir. Mas sei chorar de alegria.
Foi a minha reação, ao receber a notícia da prova, ontem à tarde.

Meu irmão e sua família estão em processo de imigração para o Canadá. Meu irmão é músico e minha cunhada é engenheira. Ele está se preparando para fazer seu Mestrado na Universidade McGill, em Montreal. O processo de imigração é longo. Eles irão como "residentes permanentes" para o país, e foi por isso que ano passado começamos nós três a estudar francês com Aurelien - lembra-se do francesinho que eu falava aqui? - Pois bem. O processo está caminhando e a passos largos. Entrevistas em francês, exames médicos, documentação, blá-blá-blá. Paralelamente, corre o processo de admissão na Universidade.
Então, há umas duas semanas meu irmão viajou para Foz do Iguaçu a fim de fazer a prova do TOEFL. A Universidade exige 86 pontos, do total de 120 possíveis.

Ontem à tarde saiu o resultado. Meu irmão obteve grau 108. Sem fazer cursinho preparatório, sem nada. Fez a inscrição, deu uma olhada no "programa" e viajou pra prova. 108! Sabe lá o que é isso, num dos mais complexos exames internacionais de proficiência na língua inglesa?? E o 108 deveu-se a um certo nervosismo que ele disse ter sentido, na prova de "speaking", em razão das circunstâncias (porque, realmente, ele fala muitíssimo bem!); mas, veja: uma cabine, um microfone e você sendo gravado; o material gravado é enviado para os avaliadores e depois de umas duas semanas é que vem o resultado. No caso dele, 23 - 28 - 28 - 29. Quase gabaritou a prova, o menino. E estava nervoso...

Eu não sei explicar nem sei traduzir, mas precisava contar pra você o que eu estou sentindo...

.. e é uma alegria!!!

15 comentários:

Taia disse...

E é uma babação....
Que espetáculo "nosso" irmão irmão né?!
Fique muito feliz por ele, muito, muito, muito.
Isso é família!
E eu fico feliz por vocês.
dê meus parabéns a ele e meu desejo de muito boa sorte lá no Canadá e meu pedido de hóspede, hahaha
Beijão Boneca!

Anônimo disse...

Quando a vontade é grande, não há (quase) nada que não se consiga. Felicidades!

Custódia C. disse...

Vibrar com o que de bom acontece, àqueles que queremos bem! Sensação boa essa :)

Taia disse...

BICAMPEÃO!!!!!!!!!!!
HAHAHAHAHA
Assim que acabou o jogo eu te liguei mas deu caixa postal...
Eita que é bom demais ser flamenguista né não?!
hehehe
Beijão Tri

Suzi disse...

É, Taia, é uma babação, pela vitória do "nosso irmão".
Senti de verdade a sua alegria, por isso, ontem à noite. Seu carinho é muito bom de sentir.
Darei os parabéns e vamos marcar nossas férias, né? rs*

Suzi disse...

É isso aí, Miguel. Foco.
;o)

Suzi disse...

Sim, ccc,
é dividir as conquistas e sentir-se vitorioso com a vitória daqueles que amamos.

Suzi disse...

BICAMPEÃO, TAIA!!! BICAMPEÃO!!!
BOM DEMAIS!!!!!!!!!!!!!

rps disse...

Parabéns.

Anabela disse...

Penso que deves ter muito orgulho nesse teu irmão! É um espectáculo, quando vemos os nossos terem sucesso. Faz-lhe uma festa! Ele bem merece!

Suzi disse...

Obrigada pelo carinho, rps.
;o)

Suzi disse...

Sim, Anabela,
muito orgulho, muito carinho e muito amor.

(saudades de você...)

Krama disse...

SÓ POSSO DIZER QUE:
IRMÃO DE PEIXINHO, PEIXINHO É.
NÃO PODERIA ESPERAR OUTRA COISA DE UMA PESSOA QUE TEM VC COMO IRMÃ.
BJOS EM TODOS E PARABÉNS!

Suzi disse...

Krama, como é que faz uma carinha, aqui, de "sem-gracinha", de "com vergonha", hein??

Gioconda disse...

Parabéns para seu irmão, Suzi!!!!
Adoro ver histórias assim...felizes!