quinta-feira, 16 de novembro de 2006

Ditados populares

Recebi um e-mail corrigindo uns ditados populares. Parece-me que os ditados vão ficando tão populares que vão caindo naquela de "quem conta um conto aumenta um ponto" (ou diminui, ou troca, enfim...)
Não sei "se é correta, a correção", mas ao menos faz bastante sentido.
Veja só:

Diz-se: Batatinha, quando nasce, esparrama pelo chão...
Enquanto o correto é: Batatinha, quando nasce, espalha a rama pelo chão...

No popular se diz: Cor de burro quando foge
O correto é: Corro de burro quando foge!

Outro que no popular todo mundo erra: Quem tem boca vai a Roma
O correto é: Quem tem boca vaia Roma...

Outro que todo mundo diz errado e é ótima: "Cuspido e escarrado", quando se quer dizer que alguém é muito parecido com outra pessoa.
Correto é: Esculpido em Carrara (Carrara, aquele tipo de mármore)

Mais um famoso: Quem não tem cão, caça com gato...
O correto é: Quem não tem cão, caça como gato... (ou seja, sozinho)

Curioso, não?
O mais legal? O do mármore carrara! Talvez porque também me lembrou o Agostinho Carrara!!

15 comentários:

Anônimo disse...

Hahahaha! Também lembrei do Agostinho Carrara!!!! Rsrsrsrs! Beijinhos

Taia disse...

São ótimos os ditados e a forma como o povo muda o significado com o passar dos anos...
Tem muito mais né?
Beijão!

Anônimo disse...

tem mais???? gostei disso...rs...

beijocas, boneca

Anônimo disse...

risos rachei o bico de rir tb me lembrei do safado do Agostinho beijos e ótima quinta

Taia disse...

Você viu uma tal de Gioconda por aí?
Tomou doril a tri?!
Bj

agá w disse...

"Quem é vivo sempre aparece" é assim mesmo ou mudou com o tempo?

Beijos.

Anônimo disse...

hehehe, ótimas correções, dificil vai ser colocar na cabeça do povo que não é cuspido e sim esculpido,aff!
Adorei saber que nunca mais ficarei na duvida que cor tem o burro quando foge, ufa!! que alívio,rsss
Agora me diga? ainda se vaia Roma? rss
linda noite,bunita
beijosssssssss

Suzi disse...

hoje é dia, lilica!
como sempre, divertidíssimo!!

Suzi disse...

taia,
é tipo "telefone sem fio", né?

e notícias da gio eu não tenho nenhuma... já andei até deixando recado por lá, pra saber se ela sobreviveu a mais um aniversário.
sem resposta...
:o(

Suzi disse...

moniquinha,
estes foram os que eu recebi; mas, com certeza, devemos falar muitas outras besteiras por aí!
rs*

bjins!

Suzi disse...

mulher de 30,
o Agostinho acho que é unanimidade, né? o cara é ótimo!!!

Suzi disse...

agá, acho que ainda é assim; a não ser que você faça um plágio disso.
mas prefiro que não; prefiro que apareça, mesmo!
saudades!

Suzi disse...

pois é, clarinha,
"cuspido e escarrado" é tão mais legal, né? rsrsrsrsrs*

Gioconda disse...

hahaha amei! Só que o do Carrara eu já conhecia! Muito bom! bjs

Suzi disse...

gio, gio, gio!!!!
que emoção receber-te aqui!!!!
:o))