sexta-feira, 1 de setembro de 2006

Di Cavalcanti


Emiliano de Albuquerque e Mello, Di Cavalcanti, é um dos mais conhecidos e importantes artistas do modernismo brasileiro. "Um perfeito carioca" é o nome que leva a exposição de 110 de suas obras.


A mostra está acontecendo no Centro Cultural da Caixa (Av. Almirante Barroso, 25, Centro, naquele prédio enorme, da Cef), vai até o dia 17 de setembro, e sabe o que eu achei bem legal? Estão ali expostos, também, textos do escritor e poeta Di Cavalcanti - um lado pouco conhecido de um artista que, vê-se, trabalhava muito bem com as letras e as palavras.
Lamentei não ter anotado o que ele falou sobre o Rio de Janeiro, sobre a inexistente vocação do Rio para ser cosmopolita - porque todos que chegam aqui viram cidadãos cariocas; algo assim.

Sobre as mulheres, ele disse isto:
"As mulheres são frívolas,
Outras são muito sérias.
Há as que se calam observando
Mas geralmente falam muito
Todas podem interessar os homens
Mesmo as feias..."
(Di Cavalcanti, Viagem de Minha Vida)


(São João, 1969 - óleo sem tela)
Di Cavalcanti viveu entre 1897 e 1976

5 comentários:

marta r disse...

É por estas e por outras que eu tenho que arranjar maneira de dar um saltinho ao Rio de Janeiro...
(as melhoras para o braço)

Suzi disse...

Obrigada, Martinha. Estou indo agora mesmo deitar um pouquinho, pra descansar o braço. Não fui trabalhar, hoje, pra isso.

Quanto ao Rio, venha! Como todas as grandes cidades, temos defeitos tristes; mas as maravilhas das coisas simples e belas que existem aqui ainda nos fazem muito bem, com a bênção de Deus!!
Beijos!

Alba Regina disse...

ser carioca é tudo mexmo né não?! olha só...eu nado e vc fala tá?! um beijo enorme querida!!!! ( fique bem. se cuide! ) ;)

Suzi disse...

Bibinha, estou me cuidando. E teimando em não ir ao médico, por ora.
;o)

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.