quarta-feira, 8 de novembro de 2006

Situações de conflito

Estou lendo vários livros ao mesmo tempo. Gosto disso. Então, quando vou dormir, geralmente pego um deles e começo a folhear. Nem sempre leio os capítulos na ordem em que aparecem. Às vezes leio como se estivesse procurando o que preciso aprender naquela noite.
Ontem fui deitar e li alguns trechos de "É certo estar sempre certo? - uma fábula corporativa contemporânea", da Editora Futura.
E lá na página 138 há uma tabelinha mostrando as recompensas de estar certo, comparadas aos riscos de estar certo (e de tirar a certeza de alguém).

Relembrando:
As recompensas x Os riscos
* Sentimo-nos superiores x Podemos estar fazendo alguém se sentir inferior
* As coisas são feitas a nossa maneira x Os outros podem deixar de dar o melhor de si porque não gostam de nossa proposta
* Sentimo-nos em controle x A parte antagonista pode se sentir acuada
* Evitamos ser controlados por outros x Os outros podem se ressentir de nosso controle
* Obtemos uma confirmação de nossos valores e de nossas crenças x Os valores e crenças dos outros podem ser violados
* Sentimos o doce sabor da vitória x O gosto da derrota é amargo (e pode ser lembrado em futuros embates)
* Vencemos uma discussão x Podemos perder um relacionamento
* Vencemos uma batalha x Podemos perder a guerra

Em suma, ganhar ou perder em uma discussão, em uma situação de conflito, pode não ser tão importante quanto o resultado dessa experiência para as partes envolvidas.

Lição da noite: É preciso respeito e consideração na administração de suas disputas.

13 comentários:

Gioconda disse...

è querida...infelizmente as pessoas não fazem muito estas considerações. Ou se fazem, em geral, preferem mesmo as recompensas. Porque é raro viu, alguém que pense nos riscos para o outro. E quem pensa, acho que acaba um dia desistindo porque está sozinho...quase sempre. Eu me sinto quase desistindo, viu!
bjs

Taia disse...

Gostei das lições.
Eu leio livro do início para o fim, direitinho e revista de trás para frente.
Beijoca.

Anônimo disse...

sim, sim, sim....grande lição!

beijos, boneca

Alba Regina disse...

e quando nos desrespeitam e nos desconsideram ... ainda a pouco me perguntava justamente isso...pq as coisas são tão tão difíceis às vezes? beijo.

Ricardo Pereira disse...

e a velha história do perco um amigo mas não perco uma piada... às vezes por puro reflexo me pego corrigindo alguém ou dando uma informação a mais que a pessoa não possua (isto vem do meu tempo como jornalista)... às vezes contribui, às vezes parece que você quer soar superior, e o pior é que não é nada disso, eu sou do tipo do sujeito que quando sei alguma coisa quero que o outro saiba...

rps disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
rps disse...

Pois eu, confesso, gosto de uma boa discussão.

Suzi disse...

gio,
essa parte do "desistir" é que é fogo...
mas desiste não, tá?
bj!

Suzi disse...

técnicas diferentes para livro e revista? metodicamente diferentes? rs* gostei!

Suzi disse...

moniquete,
às vezes a gente esquece; mas é preciso manter em mente a lição.
faz bem.
;o)

Suzi disse...

bibinha,
acima de tudo é preciso SENSIBILIDADE;
e quem tem, tem; quem não tem... não tem. e pronto.
esse é o lance.

Suzi disse...

ricardo,
eu ainda acho que tudo depende do jeito que se fala - seja numa discussão, seja numa idéia que se dá, num ensinamento...
é preciso um tanto de doçura, de respeito e de consideração.
e então, caminhos abertos!

Suzi disse...

rps,
discussão de idéias é algo maravilhos;
discussão de brigar só é boa quando se faz as pazes;
discussão de barraco... tô fora!!

;o)

(valeu pela visita! seja bem-vindo por aqui; vai chegando e ficando!)