sexta-feira, 18 de agosto de 2006

Segredos do Coração - a série - episódio-piloto

Dizer que o coração tá vazio é quase um ultraje. Por isso, eu digo apenas que não sei o que se passa lá dentro. Desde muito se relaciona ao coração às coisas que, na verdade, estão na mente. Na verdade, tudo está na mente. É apenas uma linguagem mais poética, melodiosa, dizer, por exemplo, que "a boca fala do que está cheio o coração", quando sabemos que o bem ou o mal se (re)produzem na mente. A alegria, o pesar, a festa ou a indiferença, a paz e a agonia, tudo nasce na mente. Mas vamos continuar falando mesmo de "coração", porque todos sabemos o que queremos dizer.

Hoje, especialmente, encontro-me feliz. Porque algumas coisas acontecem assim como um dia de sol numa semana chuvosa. Luz no breu. Toddy no leite. Cereja no sorvete. Chantilly no morango... A vida tem sido generosa comigo. Muito generosa. Mas as coisas vêm a mim quando eu estava perseguindo outras. Ou vêm tarde demais, ou, mesmo, quando não deveriam vir. Sei lá... Seja lá como for, o certo é que, muito generosa, a vida insiste em me presentear, meio sem jeito, meio enrolada com a questão do tempo, meio sem saber ler as instruções da embalagem, que muitas vezes indicam que não é recomedável para menores de 3 anos... mas está aí, mais uma vez me presenteando.


Aprendi, com a própria vida, que um dia não nasce sem que a noite o anteceda; que a noite não é nada, se não houver um sol a se pôr no horizonte; que somos tão menos um sem o outro; e que algumas vezes o tempo (esse grande aliado, e feroz inimigo) é quem resolve todas as coisas, queiramos ou não. De um jeito ou de outro. Gostemos ou não gostemos.

E então, encontramo-nos, nós três: eu, a vida e o tempo. E ainda discutimos, todas as noites, porque eu quero explicações.

(o episódio piloto foi escrito em 15 de agosto de 2006,
como um projeto experimental ainda não aprovado pelos Diretores)


3 comentários:

Mosana disse...

nossa.. profundo td isso...
adorei.. bom pra refletir o fds!
beijosssssss

TonMoura disse...

a vida é maravilhosamente complicada.

Anônimo disse...

Tempo....amigo cruel!