segunda-feira, 24 de abril de 2006

Memórias

Minha memória visual é boa. Nem sempre lembro de onde conheço alguém, mas geralmente não esqueço que conheço. Praticamente nenhum rosto me escapa à memória!
Acho que entram também no campo da memória visual as letras de música. Porque, geralmente, quando preciso aprender uma nova, escrevo primeiro a letra, ou me fixo na partitura, e, depois de cantar lendo algumas vezes, as palavras jamais se perdem. Nunca mais. Lembro de letras inteiras, de músicas já tão esquecidas por todos, que isso chega a ser piada, aqui com os amigos e a família. Sou a memória viva até das músicas que E. compôs no início de sua carreira de músico. Até eu me surpreendo...

Mas acho que a memória olfativa é a que tenho mais aguçada. Vivo com o cheiro das pessoas/coisas que gosto na minha memória. Eu era criança e meu pai estava trabalhando; eu buscava na memória o cheiro de suas camisas e lembrava dele. Era como se já tivesse chegado em casa, de volta.

Tenho bem guardado, também, o cheirinho de banho tomado, da minha mãe, e do "pó de arroz" que costumava usar ("Promessa"). Basta invocar a memória olfativa e eu a trago pra perto de mim, rapidinho.

Guardo o cheiro das crianças, também, e isso me reporta a cenas de momentos vividos juntos, entre risos, brincadeiras e carinhos.

Vivo também, na memória, com o cheiro dos namorados que tive; o cheiro do meu quarto quando eu saio do banho; o da roupa lavada pela minha mãe; o cheiro do bolo que ela fazia para as noites de sexta-feira; o do shampoo de maçã verde, da L'Oréal, que minha irmã usava quando eu era criança. Guardo o cheiro do meu irmão me abraçando; o da minha cunhada, caminhando pela rua, em Toronto; o cheiro das mangas que meu tio trouxe, uma vez, do Nordeste, numa caixa de madeira...
E volta e meia esses cheiros me invadem, assim, do nada!
É tão bom!

2 comentários:

Alba Regina disse...

oi querida...olha, minha memória visual é péssima e já passei por várias saias justas por causa disso, mas a minha memória olfativa e auditiva são muito boas...lembrei do cheirinho de leite de rosas da minha vó, de alfazema depois do banho da minha mãe, áqua velva do meu pai...memórias...não vivo sem as minhas!!! beijo. ;)

Suzi disse...

Oi, amiguitcha, memórias e saudades são duas coisas essenciais, não?