quarta-feira, 25 de junho de 2008

Sentir-se amado

E, de repente... você deu de cara com aquele texto, naquela noite fria de um inverno gélido. Chuva caindo lá fora e aqui dentro você se perguntando: - "eu te amo" diz tudo??
Experimentou tirar os olhos dos trechos, porque eram elucubrações demasiado trabalhosas para aquela hora da noite.... ou talvez fosse uma intenção discreta de fugir do assunto. Vai saber! Liga a tv, na ânsia de se distrair com qualquer beijo de novela, qualquer comercial de sabão ou margarina, mas seus olhos, em vigília, se voltam para aquele texto, porque a dúvida insiste, não importa se você resiste... "Eu te amo" diz tudo??

"Sentir-se amado" (por Martha Medeiros)

"O cara diz que te ama, então tá. Ele te ama.
Sua mulher diz que te ama, então assunto encerrado.

Você sabe que é amado porque lhe disseram isso, as três palavrinhas mágicas. Mas saber-se amado é uma coisa, sentir-se amado é outra, uma diferença de milhas, um espaço enorme para a angústia instalar-se.

A demonstração de amor requer mais do que beijos, sexo e verbalização, apesar de não sonharmos com outra coisa: se o cara beija, transa e diz que me ama, tenha a santa paciência, vou querer que ele faça pacto de sangue também?

Pactos. Acho que é isso. Não de sangue nem de nada que se possa ver e tocar. É um pacto silencioso que tem a força de manter as coisas enraizadas, um pacto de eternidade, mesmo que o destino um dia venha a dividir o caminho dos dois.

Sentir-se amado é sentir que a pessoa tem interesse real na sua vida, que zela pela sua felicidade, que se preocupa quando as coisas não estão dando certo, que sugere caminhos para melhorar, que coloca-se a postos para ouvir suas dúvidas e que dá uma sacudida em você, caso você esteja delirando. 'Não seja tão severa consigo mesma, relaxe um pouco. Vou te trazer um cálice de vinho'.

Sentir-se amado é ver que ela lembra de coisas que você contou dois anos atrás, é vê-la tentar reconciliar você com seu pai, é ver como ela fica triste quando você está triste e como sorri com delicadeza quando diz que você está fazendo uma tempestade em copo d'água. 'Lembra que quando eu passei por isso você disse que eu estava dramatizando? Então, chegou sua vez de simplificar as coisas. Vem aqui, tira este sapato.'

Sentem-se amados aqueles que perdoam um ao outro e que não transformam a mágoa em munição na hora da discussão. Sente-se amado aquele que se sente aceito, que se sente bem-vindo, que se sente inteiro. Sente-se amado aquele que tem sua solidão respeitada, aquele que sabe que não existe assunto proibido, que tudo pode ser dito e compreendido. Sente-se amado quem se sente seguro para ser exatamente como é, sem inventar um personagem para a relação, pois personagem nenhum se sustenta muito tempo. Sente-se amado quem não ofega, mas suspira; quem não levanta a voz, mas fala; quem não concorda, mas escuta.

Agora sente-se e escute: eu te amo não diz tudo."

7 comentários:

Anônimo disse...

Pior é que depois de ler esse texto (pela enésima vez, porque já o li em outros momentos) percebo que a única pessoa que me ama de verdade nessa vida é minha mãe! Porque o resto...ai...ai...
Beijão

Anônimo disse...

Não diz tudo querendo dizer tanto e não diz é nada :(

Sabe bunita? eu preferia escutar as mentiras que para mim soavam verdades no simples "eu amo você"

lindo dia querida
beijos

Anônimo disse...

Que texto maravilhoso! Adorei! :)
Beijinhos *.*

p.s.- e tu, sentes-te amada? :)

Anônimo disse...

É estranho saber que 'eu te amo' não quer dizer tudo. E se realmente pararmos para analisar, é um texto completamente verdadeiro. Temos mania de dizer 'eu te amo' sem saber a essência dessas três palavrinhas... o amor é eterno, verdadeiro e honesto. Quando dizemos que amamos alguém temos que ter a consciência de que aquele alguém é importante, se realmente estamos dispostos a enfrentar o mundo por ele (a), se somos capazes de morrer por ele (a) e várias outras coisas que vem inclusa no 'eu te amo'... Falar é fácil, amar que é difícil, mas não custa nada aprender amar verdadeiramente, vamos praticando!
Belo texto, encantador e super verdadeiro!

Beijoos

Mosana disse...

Esses dias ainda comentei com uma amiga.. que "eu te amo" virou vírgula. As pessoas simplesmente falam como se fosse resolver todos problemas do mundo.. ou como se fosse um "sossega-leão" em momentos de agitação. Eu te amo não diz tudo. mas deveria.
Adorei o texto.
Beijos

Mônica disse...

hummmmmmmmmmmmmmmm...ai!


(sinto que estamos precisando bater um papinho" daqueles"...via telefone ou, de preferência, numa mesinha de canto no melhor estilo Clube da Luluzinha...)

beijos, boneca

( sinta-se amada por mim....hohoho....momento sapata44bicolargosaltodeborracha)

Amigao disse...

O texto é belíssimo, mas quem é esta Marta Medeiros, que de repente todo mundo só fala dela?
Ah, o amigão tenta mas não consegue saber tudo, certo?