terça-feira, 17 de junho de 2008

Leituras inadiáveis


Este livro é como um livro qualquer.
Mas eu ficaria contente se fosse lido apenas
por pessoas de alma já formada.
Aquelas que sabem que a aproximação,
do que quer que seja, se faz gradualmente
e penosamente - atravessando inclusive
o oposto daquilo que se vai aproximar.
Aquelas pessoas que, só elas,
entenderão bem devagar que este livro
nada tira de ninguém.
A mim, por exemplo, o personagem G.H.
foi dando pouco a pouco uma alegria difícil;
mas chama-se alegria.
C.L.

Eu não queria falar antes da hora porque, parece, todas as vezes que nos últimos cinco anos eu falei em férias, as coisas desandaram. Mas vou falar. Em julho (respiro...) Em julho eu estarei de férias. Pronto! Falei. Agora é esperar que tudo dê certo.

Pois bem. Foi então que eu planejei uma pequena viagem e grandes leituras, para as minhas férias. Mas acontece que os livros, parece, não querem esperar, e é aí que imagino uma ventania soprando as folhas que se abrem e pedem, a minha frente: "- leia-me! leia-me! leia-me!"

Por mau costume, ou por bom hábito, termino sempre lendo dois ou três livros ao mesmo tempo. Demoro mais, é verdade, mas é o meu jeito. E então não resisto; e muito embora esteja lendo "Banalogias", do Francisco Bosco, e combinado comigo mesma que só abriria Clarice, Martha, Lya e Saulo Ramos depois do dia 1º de julho, não combinei isso com os livros e suas letras, que pululam bem aqui, rente aos meus olhos...

É claro que Clarice (e me desculpem o jogo de palavras) é a mais pululante; e irrompe, num arroubo que lhe é tão particular!
Encontro estas palavras, já de início:

"Perdi alguma coisa que me era essencial, e que já não me é mais. Não me é necessária, assim como se eu tivesse perdido uma terceira perna que até então me impossibilitava de andar mas que fazia de mim um tripé estável. Essa terceira perna eu perdi. E voltei a ser uma pessoa que nunca fui. Voltei a ter o que nunca tive: apenas as duas pernas. Sei que somente com duas pernas é que posso caminhar. Mas a ausência inútil da terceira me faz falta e me assusta, era ela que fazia de mim uma coisa encontrável por mim mesma, e sem sequer precisar me procurar."


Não sei se consigo esperar até 1º de julho...

4 comentários:

Lilica disse...

Até parece...quando compro um livro quero devorá-lo no mesmo minuto! Então...acho que só a viagenzinha vai ficar pra Julho né! Beijos

Suzi disse...

É, menina... O pior mesmo é ter, por ora, de intercalar com leitura de processos...
Arrrggghh!!!

:o))

Anônimo disse...

Esse livro é denso e tenso, ferve e por isso pulula mais que qualquer outro.
Também eu, bunita, desejo a certeza, mas...
dias lindos, tudo vai dar certíssimo e suas férias serão UAU!!
beijos de boa noite

Éverton Vidal Azevedo disse...

Que saudade ler C.L.!
...