sexta-feira, 23 de março de 2007

Abstração, formulação de hipóteses, soluções...

Tomando como ponto de partida um texto do M.Gehringer, vamos falar sobre abstração, agora pela manhã.

Abstrato - É muito comum a gente ouvir pessoas empregando palavras com as quais não estão lá muito familiarizadas, para descrever situações corriqueiras. E o resultado é quase sempre uma derrapada verbal do tipo "distrair um dente", "assustar um cheque", ou "tem que ter um chamarisco para o cliente". Quem ouvisse a frase "abstrair um dinheiro do banco" provavelmente a colocaria nessa mesma categoria, mas ela é correta: "abstrair", do latim abstrahere, significa "sacar" ou "puxar para fora" (o mesmo sentido de "sacar uma arma").

A pintura "abstrata" - isto é, "abstraída" - surgiu quando alguns artistas resolveram escapar das amarras da pintura clássica e pintar, não um objeto, mas a maneira como eles percebiam esse objeto. Em empresas, uma boa "sacada" (sinônimo de "abstração") é aquela que foge ao lugar-comum das decisões rotineiras. Já "capacidade de abstração" é uma expressão diretamente relacionada ao intelecto. Pessoas - ou povos inteiros - com baixa capacidade de abstração têm dificuldade para entender o que não está dito claramente. Por exemplo, uma bula de remédio indicando um comprimido três vezes ao dia. Elas levam algum tempo pensando em como vão tomar o mesmo comprimido três vezes, até sacar que são três comprimidos.

Lembro que quando estudei a teoria de desenvolvimento, de Jean Piaget, aprendi que são quatro, as fases de transição: Períodos Sensório-motor (0 – 2 anos); Pré-operatório ( 2 – 7/8 anos); Operatório-concreto ( 8 – 11 anos); Operatório-formal (8 – 14 anos). Lembro perfeitamente de ter estudado que nem toda pessoa, mesmo ultrapassando os 14 anos, consegue chegar à fase da abstração reflexionante. Uma fase em que se é capaz de pensar com lógica, formular hipóteses e procurar soluções, sem que precise depender mais só da observação da realidade.

Esse é o ponto.

18 comentários:

Anônimo disse...

Gosto muito quando te pões a brincar com as palavras. Acho que vou ali, abstrair-me um pouco das chatices e dos chatos desta vida. lol
Bjos

marta r disse...

Xiii, Suzi. Tenho que me "abstraír" do ambiente aqui do trabalho para compreender o teu post....
É que eu, às vezes, acho que ainda não cheguei à fase 4 do Piaget!

Suzi disse...

Vai, Miguel. Vai mas volta sempre, tá?
:o))

Beijos de sexta.

Suzi disse...

hehehehe
Martinha, "às vezes", todos nós achamos.
;o)

Beijitos!

Melissa disse...

hahahahahha
Vc me fez lembrar certa vez que uma amiga disse que devido à chuva todos os telefones ficaram em "pânico"! (ela quis dizer "pane")
:)

Custódia C. disse...

Suzi Querida, hoje não tenho qualquer hipótese para me abstrair! É realismo puro e duro!
(work, work, work)
PS- Mas vou regalando os olhinhos com os nadadores que vão desfilando à minha frente! Ahhh corpinhos bem feitos :)

Anônimo disse...

AFF! senti nesse exato momento que fui abstraída de tudo que pudesse caber dentro desse meu crânio, portanto abstraio-me de comentar o que não sei, mas uma coisa tenho certeza: bunita vc é inteligente!!! rsss
dia lindo querida
beijossssssssssss

Simone disse...

não vou chegar nessa fase reflexionante nunca hahahaha


beijo

Taia disse...

Tri, estudei muito Piaget, MUITO mesmo. E Valon e todos os outros. Gosto mais das teorias de Vygotsky.
Muitas pessos não chegam a esse grau. Não tem a oportunidade dada nos momentos corretos de maturação mental para a aprendizagem.
Enfim...do que vc falava mesmo?
Abstraí!
Beijo bonita, sabe post com endereço certo? é o que me parece.

Suzi disse...

mel,
essa do telefone em pânico é espetacular!!
:o))

Suzi disse...

ê, custódia!
ê, beleza!!

aqueles ombros largos...
:o))

Suzi disse...

ê, marcianha! que mistura de modéstia com exagero!!
:o))

Suzi disse...

ah, morg!
muita gente não chega, mas não é tanta gente assim... ou é? será mesmo que somos dos que chegaram?
:o?

Suzi disse...

Taia, estudei esse outros caras também. Na Psicopedagogia, então...
Mas eu amei Piaget tão facilmente que mesmo hoje, havendo outros estudos e estudiosos, igualmente importantes, continuo amando mais o suíço, menina!
;o)

endereço certo? hãannn? como assim??? rsrsrsrs*

Anônimo disse...

Passei aqui pra desejar um excelente findi. Que pena que esse final de semana nao vai dar praia aqui no Rio. De qq forma se divirta. E descanse... Bjs

Suzi disse...

Bom final-de-semana pra ti também, Danni!
Não rola praia, então a gente pode curtir um filminho, uma rodinha de violão, um passeio na serra...

Aproveite!!
;o)

Anabela disse...

Em Portugal dizemos igual, mas escrevemos "abstracto"...

E ainda não foi desta que assinámos o acordo ortográfico.

Suzi disse...

Tens razão, Anabela. E mais um exemplo nessa tua frase, mesmo:
"E ainda não foi desta que assinamos o acordo ortográfico."

Curioso é que no Brasil já se grafou e se falava "assinámos". Hoje, não mais.